Artes/cultura
30/09/2023 às 04:00•2 min de leitura
Ao longo da ponta acidentada do noroeste da ilha-estado australiana da Tasmânia, existe uma remota península: Cabo Grim. Essa região é tão afastada de outras civilizações que passou a ser apelidada de "Limite do Mundo". E os viajantes que quiserem visitá-la serão agraciados com o ar mais puro da Terrra.
O isolamento natural do Cabo Grim não só manteve sua paisagem lindamente irretocável, mas também lhe deu a fama incomum de ter o ar mais limpo de nosso planeta para se respirar. Você quer saber mais sobre esse curioso local afastado do restante da Austrália?
(Fonte: Wikimedia Commons)
O Cabo Grim é lar para uma das 25 estações atmosféricas mundiais, chamada de Estação de Poluição Atmosférica de Base em Cabo Grim (CGBAPS). A estrutura foi criada em 1976 para recolher e analisar a composição do ar puro na região, que não é afetado por fontes de poluição local, como gases de escapamento ou fumo industrial.
Leia também: Tristão da Cunha: a ilha habitada no lugar mais remoto do mundo
"Os fortes ventos de oeste que atingem a estação de monitoramento aéreo de Kennaook/Cape Grim viajaram milhares de quilômetros sobre o gelado Oceano Antártico, tornando o ar medido aqui um dos mais limpos do mundo", confirmou a pesquisadora da Organização de Pesquisa Científica e Industrial (CSIRO) Ann Stavert em entrevista à BBC.
A estação também desempenha um papel fundamental na pesquisa mundial sobre mudanças climáticas, registrando a destruição da camada de ozônio e também coletando informações valiosas sobre o tempo e o clima. Essas medições são particularmente importantes porque definem como a composição da atmosfera global mudou e continua evoluindo nos últimos anos.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Para quem decidir viajar até Cabo Grim, ficará impressionado com as fortes rajadas de vento que atingem a região. Nos picos da ilha, os ventos podem atingir velocidades de até 180 km/h — o que explica eles também transportarem o ar intocado e não poluído vindo da Antártida.
Outro fator importante a se destacar é que o mar a oeste da Tasmânia é a maior extensão ininterrupta de oceano no planeta, o que explica a pureza do ar na região, mas também faz com que as águas do Oceano Antártico sejam uma das maiores traiçoeiras no mundo todo.
A pureza do meio ambiente virou até questão de marketing em Cabo Grim. Empreendedores locais podem ser encontrados vendendo "ar engarrafado" para turistas que moram em lugares poluídos e querem aproveitar um pouco mais da pureza local. Afinal, quem vive em um local tão afastado assim não deve perder qualquer oportunidade de ganhar dinheiro.
Por fim, Cabo Grim também é o lugar perfeito para quem quer dar uma olhada no espaço. À noite, o céu noturno fica tão limpo e iluminado que é possível realizar várias observações espetaculares das estrelas. Logo, se você é uma pessoa que está em busca de tranquilidade e tem desejo de se conectar com a natureza, talvez esse seja seu destino perfeito.