Como as pessoas conseguem engolir espadas?

29/10/2023 às 04:002 min de leitura

Se você sempre pensou que os engolidores de espadas dos circos eram apenas farsantes que brincavam com um truque visual elaborado, saiba que não é bem assim. Na realidade, esses artistas são treinados para conseguir enfiar ao menos 40 centímetros de lâmina em seus corpos sem sofrer grandes ferimentos.

Então, como eles conseguem realizar algo tão impressionante assim? Para dominar essa antiga arte, os praticantes precisam passar por muitos anos de treinamento e aprender como exercer controle sobre os reflexos corporais involuntários — como o reflexo de vômito. Portanto, essa é uma tarefa ainda mais difícil do que você poderia imaginar.

Treinamento intensivo

Conforme descrito por um estudo de 2006, os engolidores de espada treinam sua arte "colocando repetidamente os dedos na garganta". Porém, os artistas evitam usar outros objetos, como colheres, agulhas de tricô e tubos de plástico antes de perceber um controle mais claro de seus reflexos.

De acordo com a pesquisa, talvez sem surpresa nenhuma, dores de garganta são relativamente comuns entre os praticantes. Essa arte só é possível porque a espada tem que passar pelo esfíncter esofágico superior, que são os músculos na parte superior do esôfago usados por nós para arrotar, comer, vomitar e por aí vai.

Mas o processo não para por aí. Em segundo lugar, a lâmina também terá que atravessar o esfíncter esofágico inferior, que nada mais é do que a entrada do estômago. Todos esses músculos são bem complicados e se movem involuntariamente. Inclusive, é por conta disso que o conteúdo preso em nosso estômago não sobe pela nossa garganta o tempo todo e, quando um deles enfraquece, pode causar refluxo ácido.

Domando o corpo

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Como é possível notar pelos últimos parágrafos, os engolidores de espada só conseguem fazer o que fazem mediante um treinamento intenso. É por meio de tanta prática que eles conseguem "domar" seus corpos e abrir o esfíncter sob comando. Com isso, a espada pode passar pelo estômago sem sofrer resistência, o que causaria uma quantidade enorme de dor e potencialmente mataria o praticante se não fosse completamente dominado.

Em entrevista ao The Washington Post, uma engolidora de espadas chegou a afirmar que não tinha ideia de como controlar o esfíncter esofágico inferior quando começou com a sua arte. Então, seu segredo era apenas utilizar uma intensa quantidade de concentração para conseguir relaxar todos os músculos. Obviamente, esse tipo de caso tende a ser uma exceção. 

Atualmente, a arte de engolir espadas já foi tão aprimorada que alguns praticantes conseguem até mesmo segurar várias espadas na garganta ao mesmo tempo. Vale ressaltar, no entanto, que essa é uma arte realmente perigosa. Qualquer movimento errado faria com que um engolidor de espadas se deparasse com um buraco na garganta e até mesmo danificasse seus órgãos internos. 

Contudo, quando bem feita, essa é uma façanha de incrível controle corporal que mostra que os seres humanos podem realizar certas coisas com seus corpos que soam totalmente inacreditáveis.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: