Fuya-Jo: o 'carro para baladeiros' quase lançado pela Honda nos anos 1990

04/11/2023 às 04:002 min de leitura

Um carro feito para quem gosta de passar a noite se divertindo em diferentes festas e boates, mantendo o clima animado mesmo durante os deslocamentos de uma balada para a outra. Este era o Honda Fuya-Jo, um modelo conceitual apresentado pela montadora japonesa em 1999.

O protótipo, cujo nome significa algo como “cidade sem dormir” em tradução livre, foi inspirado no universo noturno. Com um visual diferente, que parece ter saído de algum filme dos anos 1980, ele surgiu como uma das atrações da Honda no Salão do Automóvel de Tóquio daquele ano.

(Fonte: Honda/Reprodução)(Fonte: Honda/Reprodução)

A ideia da fabricante era fazer um carro com uma cabine que se transformasse em pista de dança, permitindo aos ocupantes continuar a agitação após sair de uma festa. Para tanto, ganhou um piso plano, feito de material antiderrapante e resistente ao derramamento de líquidos.

o teto do Honda Fuya-Jo tinha 2 m de altura, para que os passageiros pudessem ficar em pé sem qualquer dificuldade no interior do veículo – a não ser que fossem mais altos do que isso. Tal medida fez o carro ganhar um visual futurista e bizarro, que chamaria a atenção por onde passasse.

A festa não pode parar

Os quatro bancos do protótipo também foram desenvolvidos para manter o clima festivo. Com visual semelhante aos modelos usados em casas noturnas, eles eram elevados e curtos, trazendo estofado nas cores branca e preta, além do cinto de segurança integrado.

(Fonte: Honda/Reprodução)(Fonte: Honda/Reprodução)

Como sua proposta era ser um bom “carro de festa”, não podia faltar música. Para garantir o agito dos passageiros, o Honda Fuya-Jo possuía um sistema de som poderoso, contando com diversos alto-falantes espalhados por todo o seu interior, como nas portas e no painel frontal. Já o volante tinha formato de disco de vinil e vinha acompanhado de uma mesa de mixer, semelhante às usadas por DJs, oferecendo ao motorista a possibilidade de controlar a playlist.

Em relação à parte mecânica, o carro para baladeiros era equipado com um pequeno motor a gasolina de 995 cc, capaz de alcançar até 129 cv de potência a 5.700 rpm, associado a um câmbio automático. Também chamava a atenção o peso reduzido do conceito, de apenas 840 kg.

Sem produção

O carro com visual estranho e futurista, apresentado pela montadora como um automóvel que induzia “o mesmo tipo de experiência de andar de skate ou patins, ou dançar em clubes”, devido ao seu perfil rebaixado, não chegou a ser produzido. Aparentemente, era apenas uma versão para apresentação em eventos.

Mesmo não chegando às ruas, o Honda Fuya-Jo continuou a ser mostrado pela montadora em salões do automóvel e outros shows pelo mundo até 2002, quando saiu de cena.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: