O que é Advento e por que o celebramos antes do Natal?

26/11/2023 às 09:002 min de leitura

O Natal reúne diversas tradições de vários lugares do mundo. Uma delas, por exemplo, é a celebração do Advento, período em que os cristãos fazem uma preparação para a celebração dessa grande festa.

Porém, qual é o período que ele compreende e quando começou a ser celebrado? Abordaremos esses e outros tópicos relacionados ao Advento nas linhas a seguir.

Contagem regressiva para o Natal

Saquinhos numerados ou calendários ajudam a fazer a contagem regressiva até o Natal. (Fonte: Getty Images)Saquinhos numerados ou calendários ajudam a fazer a contagem regressiva até o Natal. (Fonte: Getty Images)

A palavra "advento" significa "chegada", e no caso desse período, seria literalmente uma preparação para a vinda do Natal. Ele é celebrado nas religiões cristãs e dura quatro semanas, com início variando de ano para ano.

Muitas celebrações dentro da igreja se tornaram mais comuns por volta do século V d.C., mas foi só a partir do século VI d.C. que o Advento ganhou mais força. As primeiras celebrações de que se tem informações aconteciam na França, onde era comum celebrar a Quaresma de São Martinho no período.

Pelo fato de o Natal ser a celebração do nascimento de Jesus Cristo, a Igreja Católica definiu o Advento como o primeiro grande período celebrativo do ano litúrgico. Nele, é comum encontrar as igrejas com decorações em panos roxos para remeter a esse tempo de reflexão e preparação.

Vale lembrar, inclusive, que essa é a mesma cor usada no período da Quaresma. Porém, diferente deste período, o Advento não é uma época marcada por jejuns e abstinência de carne.

Simbologia do Advento

A coroa do Advento é o principal símbolo dos cristãos para o período que antecede as celebrações natalinas. (Fonte: Getty Images)A coroa do Advento é o principal símbolo dos cristãos para o período que antecede as celebrações natalinas. (Fonte: Getty Images)

Dentro das celebrações do Advento, cada domingo tem um significado diferente. Em ordem, eles representam virtudes de amor, alegria, esperança e paz. As leituras feitas nas celebrações cristãs também refletem esses sentimentos.

Para fazer a marcação desse tempo, é muito comum ter um símbolo conhecido como coroa do Advento, criada em 1838 por Johann Wichern, um pastor luterano alemão. A cada domingo, ela recebe uma vela para representar a luz de Cristo que nasce no coração de cada cristão com a chegada do Natal.

A versão moderna dessa coroa continua recebendo quatro velas, e agora todas elas são identificadas por cores. As duas primeiras são roxas, a terceira é rosa (simbolizando a alegria da aproximação do Natal, pois em teoria seria a metade do caminho até a celebração) e a quarta também é roxa.

Outro gesto comum no período é o calendário do Advento. Ele surgiu no século XIX como uma forma de ajudar as crianças a fazerem a contagem regressiva até o Natal, inicialmente sendo apenas riscos feitos com giz na porta de casa. Porém, no século XX eles passaram a tomar o formato de um calendário convencional, geralmente começando no dia 1º de dezembro e finalizando no dia 25 do mesmo mês.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: