'Você deveria lavar seus jeans no banho': entenda o que disse o CEO da Levi's

05/12/2023 às 02:002 min de leitura

Você já se perguntou com que frequência você deveria estar lavando suas roupas jeans? Basta uma breve pesquisa na internet para encontrar as mais variadas respostas, desde a cada três usos ou uma vez a cada 10 usos, ou mais. Então, qual é a resposta mais condizente com a realidade?

Em 2014, o CEO da Levi's, Charles Bergh, disse em uma entrevista que uma pessoa jamais deveria lavar seus jeans. Contudo, tempos depois, ele alterou seu discurso e afirmou que "pessoas inteligentes, que amam seus jeans, nunca os colocariam na máquina de lavar". Segundo Bergh, quando suas roupas estão sujas, ele as lava no chuveiro sem maiores problemas.

Método inusitado

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Na visão do chefão da Levi's não existe um bom motivo para lavar peças jeans na máquina de lavar. Então, as pessoas deveriam lavá-las com a água do chuveiro enquanto ainda as vestem. Para isso, basta ensaboar a parte que está suja, assim como você faria com a sua própria pele. De acordo com Bergh, existem alguns bons benefícios para essa técnica ser usada.

Caso não estejamos falando de sujeira localizada, como uma mancha de ketchup, basta entrar no banho. "Se eu estiver suando ou algo assim, e eles ficarem muito nojentos, vou lavá-los no chuveiro enquanto os uso", declarou o CEO da Levi's. Esse método não apenas limparia os jeans, como também limparia seu corpo e economizaria água, tempo e energia. 

Algo ainda mais importante é que os jeans tendem a durar mais por conta desse processo, uma vez que as fibras de algodão não ficam sujeitas ao movimento agitador de uma lavadora — que quebra elas aos poucos. A fabricação de jeans causa diversas preocupações ambientais, uma vez que fabricantes usam até 3,5 mil litros de água para produzir um único par de jeans. Não ligar a máquina de lavar seria uma pequena forma de retribuir à Mãe Natureza.

Eficácia do método

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

De maneira superficial, a lavagem dos jeans no banho realmente deixará as peças mais limpas do que estavam antes. No entanto, isso não significa que elas estarão 100% impecáveis. Para que as roupas estejam completamente limpas, é necessário que a solução de limpeza entre e saia do tecido, tal como a água do enxágue. Sem isso, um pouco de sujeira, suor e óleo corporal continuarão presos no tecido e podem hospedar bactérias causadoras de odores.

Além disso, a ausência de aditivos de limpeza podem atrapalhar a lavagem. Branqueadores de roupas, alvejantes e detergentes são eficientes demais na limpeza, então por que se limitar apenas ao sabonete líquido do banheiro? Em geral, o sabão residual que será deixado nas roupas só se tornará um ímã de sujeira e fará com que seu jeans parece mais sujo com certa frequência.

Portanto, por mais que a ideia de Bergh não pareça de todo mal, o método não parece ser muito eficaz. Além de forçar uma pessoa a usar um jeans molhado enquanto toma banho, você ainda não terá a garantia de que a sua roupa está totalmente limpa. Logo, melhor usar a máquina de lavar, não é mesmo?

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: