Homem morre após cair em buraco feito dentro de casa em busca de ouro

22/01/2024 às 11:002 min de leitura

Um homem de 71 anos de idade foi encontrado morto após cair em um buraco de 40 metros de profundidade em Ipatinga, no estado de Minas Gerais, no dia 5 de janeiro de 2024. Identificado como João Pimenta da Silva, ele começou a cavar o túnel há cerca de um ano com o objetivo de encontrar ouro que supostamente estaria escondido embaixo de sua casa.

Segundo os relatos do seu vizinho Arnaldo da Silva à mídia local, João passou mais de um ano cavando o buraco e contratou muitas pessoas para ajudar no processo. De acordo com a imprensa, Pimenta teria tentado sair do buraco após mais um dia de trabalho quando escorregou numa tábua de madeira e mergulhou no túnel até a morte. 

Busca pelo ouro

(Fonte: Corpo de Bombeiros de Minas Gerais/Divulgação)(Fonte: Corpo de Bombeiros de Minas Gerais/Divulgação)

Conforme os relatos dos vizinhos que acompanharam de perto as escavações, Pimenta teria começado a cavar depois de ter sido visitado por um "espírito" em um sonho que lhe disse que "riquezas incalculáveis estavam logo abaixo de seus pés". Então, o idoso decidiu pegar uma pá e logo foi em busca do ouro escondido.

Apesar do aviso de pessoas próximas, ele logo iniciou os trabalhos e criou um túnel que chegou a ter cerca de 1 metro de largura e 40 metros de profundidade — praticamente a altura de um prédio de 12 andares. À medida que o projeto se intensificava, Pimenta contratou alguns ajudantes. “Ele começou pagando R$ 70 por dia quando o buraco ainda era raso, mas quanto mais fundo ele ia, mais os custos subiam”, disse um dos seus vizinhos.

Pimenta teria vendido vários de seus bens para custear a operação. Em determinado ponto, o idoso bateu numa pedra grande enquanto se aprofundava pelo túnel e até mesmo considerou comprar dinamite para continuar a cavar. De acordo com as autoridades, no entanto, ele estava oscilando no que aparentava ser uma espécie de balanço infantil reaproveitado — tentando remover lama e água do buraco — quando o acidente fatal aconteceu.

Tragédia anunciada

(Fonte: Corpo de Bombeiros de Minas Gerais/Divulgação)(Fonte: Corpo de Bombeiros de Minas Gerais/Divulgação)

De acordo com a imprensa, João Pimenta da Silva estava acompanhado de seu amigo Antonio Wilson Costa no momento do acidente. Conforme o relato de Costa, que presenciou a queda do amigo e não conseguiu ajudá-lo, Pimenta estava tentando sair do buraco quando escorregou em uma ripa de madeira e despencou no túnel.

Apesar do fim trágico do idoso e da sua busca infrutífera em busca de ouro, as autoridades que compareceram ao local ficaram impressionadas com seu trabalho artesanal. Em entrevista a um jornal local, o 2º Sargento do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Luís Filipe de Miranda, explicou que Pimenta provavelmente tinha experiência com escavações. 

“Esse túnel parece algo estranho, pela perfeição com que ele o cavou: diâmetro muito pequeno, cilindro muito perfeito, 40 metros de profundidade. Encontramos compressores, britadeiras específicas para escavação de túneis”, afirmou o sargento. Infelizmente, sua visão profética do ouro sob sua casa não o levou à riqueza, mas sim a uma morte trágica. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: