Artes/cultura
15/02/2024 às 02:00•2 min de leitura
Recentemente, a Faber-Castell Cosmetics, braço da multinacional Faber-Castell, surpreendeu ao anunciar uma parceria com o Grupo Boticário e lançar uma série de lápis de maquiagem pela famosa fabricante de material escolar, muito lembrada pelas crianças.
O que nem todo mundo sabe é que a Faber-Castell já produz maquiagens no Brasil há pelo menos 35 anos. Sim, pode ser que você já tenha passado no olho um lápis dessa marca sem nunca saber disso.
(Fonte: Faber Castell Cosmetics)
Por incrível que pareça, a Faber-Castell Cosmetics foi criada em 1978, na Alemanha. Em 2013, a fábrica localizada em São Carlos, no estado de São Paulo, ganhou uma unidade para produção de cosméticos, fortalecendo este ramo no Brasil.
O fato é que a empresa se tornou a fabricante líder de cosméticos coloridos em todo o mundo, e desde então tem investido em novos produtos, com foco na chamada "beleza limpa", ou seja, de baixo impacto ambiental.
Na prática, isso significa que os produtos da marca priorizam o uso de embalagens sustentáveis e ecológicas, com ingredientes veganos e naturais, sem microplásticos e sem crueldade animal, além do aproveitamento de tampas de papel. A Faber-Castell Cosmetics lançou recentemente, por exemplo, um "bioglitter", com base vegetal criada a partir de celulose. Outro produto inovador é um lápis cosmético mecânico recarregável, o que substitui os tradicionais de madeira.
(Fonte: Faber-Castell Cosmetics)
Se você quiser comprar um produto Faber-Castell Cosmetics, saiba que esse é um serviço B2B, ou seja, business to business. Isso quer dizer que a empresa comercializa sua produção de maquiagens com outras empresas do setor, que terceirizam e colocam a sua marca.
Portanto, é muito provável que você tenha usado uma maquiagem Faber-Castell sem saber. Afinal, a tradicional empresa de lápis de cor vende suas makes para pelo menos 150 marcas em 17 países diferentes.
Todos os produtos da Faber-Castell Cosmetics utilizam madeira de reflorestamento certificada pela FSC® (Forest Stewardship Council, em português, Conselho de Manejo Florestal), cultivados em uma área equivalente a 11 mil campos de futebol no parque florestal de sua unidade em Prata, em Minas Gerais. Nesta mesma região, a multinacional planta anualmente mais de 300 mil mudas de árvores.
“A Faber-Castell está sempre preocupada em oferecer inovações alinhadas com seu propósito e disponibilizar produtos cada vez mais sustentáveis e inovadores, mas sem abrir mão da qualidade que sempre foi o nosso grande diferencial de mercado”, afirma Ivonne Ascher, diretora da área de Cosméticos da Faber-Castell.
Na parceria formada com a Suzano (empresa na qual se inclui o Grupo Boticário), focou-se em uma nova linha pensada totalmente na sustentabilidade e no acompanhamento do descarte dos produtos. “Essa parceria é mais uma importante iniciativa alinhada ao nosso compromisso de oferecer 10 milhões de toneladas de produtos de origem renovável, até 2030, em substituição a produtos de origem fóssil. São soluções como essas que nos ajudam a trazer cada vez mais consciência ambiental para a sociedade, mostrando que é possível desenvolver alternativas mais sustentáveis para os mais diferentes produtos e indústrias”, comenta Fabio Almeida, diretor-executivo da Unidade de Papel e Embalagens da Suzano.