Por que papel se rasga mais facilmente quando está molhado?

11/09/2023 às 03:002 min de leitura

Quem nunca molhou um pedaço de papel que continha uma informação importante? Infelizmente se trata de um incidente bastante comum entre os distraídos, que pode acabar acontecendo quando estamos tomando água, mas também café ou suco — só para tornar tudo ainda mais desesperador.

Afinal, além do risco do papel se rasgar com uma maior facilidade, a depender do material utilizado para escrever algo nela, também pode ficar com manchas. Mas você já parou para se perguntar o que, afinal de contas, explica essa mais fragilidade quando a superfície do papel está úmida?

(Fonte: Getty Images/Reprodução)(Fonte: Getty Images/Reprodução)

O que torna o papel mais frágil quando fica molhado?

A resposta para essa pergunta está na composição química do papel. Mas antes de tudo, é importante lembrar que o papel é composto por fibras de celulose. Uma vez ligadas umas às outras, quando a folha está molhada, há uma parte da sua estrutura que é especialmente afetada: as ligações de hidrogênio.

Quando a folha é molhada, o líquido vai rompendo essas ligações. Com isso, as fibras perdem parte da força que mantinha suas estruturas interligadas, até porque a água, por exemplo, acaba passando a se ligar com o hidrogênio presente na celulose. Com isso, fica muito mais fácil de rasgar o papel, ainda que esteja em grandes quantidades.

No entanto, como esse tipo de material é criado de forma que varia bastante — uma vez que atende a diferentes propósitos, a resposta acaba variando. Inclusive, no caso da fabricação de superfícies mais espessas, como o papelão, há aditivos que são aplicados sobre ele para atuar como uma espécie de proteção adicional, deixando-o mais resistente. 

O mesmo vale para células de dinheiro, explicando por que elas não ficam tão prejudicadas quando em contato direto com água, a depender de como isso ocorre. De toda forma, uma vez molhado, o melhor é remover o excesso de umidade sem esfregar o papel, o que pode ser feito com uma toalha por meio de batidinhas mais leves. Depois, basta esperar que seque completamente.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)(Fonte: Getty Images/Reprodução)

Descartando o papel corretamente

Diversos tipos de papéis são reciclados, como jornais, revistas, sacos de papel, sulfite utilizado em escritórios, folhas de cadernos, sacolas e caixas de papelão, e mesmo a embalagem de leite longa vida. O que muitos esquecem, é que a forma como descartamos esse tipo de material impacta de forma significativa no seu potencial de ser reciclado uma próxima vez.

Curiosamente, isso também se deve à presença das fibras de celulose, que permitem que o papel seja reaproveitado não só uma, mas até dez vezes. Dobrar ou amassar a sua superfície não impede que ele seja reciclado, mas pode fazer com que perca parte da sua resistência. A folha rasgada também pode ser reciclada sem problemas.

Ou seja, é muito fácil descartar o papel fazendo uso das melhores práticas ao levar em consideração a segurança das informações, mas sem deixar a sustentabilidade de lado. Para isso, basta manter o papel reciclável separado do lixo orgânico, sem contato com impurezas.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: