Seja o primeiro a compartilhar

Como aproveitar o Carnaval sem acabar com seu corpo, segundo endocrinologistas

Como diria Jorge Ben Jor em País Tropical: "em fevereiro, tem Carnaval!". Um dos momentos do ano mais esperados pelos brasileiros está se aproximando e quem adora cair na folia já não consegue se concentrar mais no trabalho, pensando nas festas que irá participar, nas fantasias e nos momentos de diversão que vem pela frente.

Porém, junto da curtição, há quem adore exagerar na bebedeira e queimar a largada. Logo, hidratação, alimentação leve e cuidados básicos com o sol são necessários para não perder o pique. Pensando nisso, nós separamos algumas dicas para você aproveitar o Carnaval 2024 sem aparecer completamente derrotado na quarta-feira de cinzas!

Cuidado para não desidratar

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Para ajudar os foliões neste ano, a nutricionista Mestre em Ciências na UNIFESP e fundadora da NB Clinic, Natalia Barros, separou algumas dicas fáceis que todos podem adotar. Em primeiro lugar: é preciso cuidar com a hidratação. O calor e o sol, somados ao consumo de álcool e o gasto energético típico da festa, podem se tornar um problema para os foliões.

Por isso, estar sempre com uma garrafinha de água do lado e abastecida acaba sendo algo indispensável. "Durante a folia, o objetivo é manter a energia, a hidratação e repor nutrientes perdidos através do suor", explica Natalia. Segundo a especialista, bebidas isotônicas também ajudam a repor os eletrólitos perdidos. Além disso, intercalar copos de água com o consumo de álcool ajuda a evitar a desidratação provocada pela bebida e também a famosa ressaca.

Alimentação ideal

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Para Natalia, antes das pessoas pensarem em festar, é fundamental preparar o corpo para o dia festivo que se aproxima. Sendo assim, algumas refeições podem te ajudar a passar um dia mais tranquilo antes de sair para a folia. Pessoas que vão para um bloquinho de manhã, por exemplo, podem optar por um café da manhã leve a base de aveia com frutas e iogurte. 

Enquanto a aveia fornece carboidratos complexos, as frutas oferecem vitaminas e o iogurte proteínas. Se a folia for à tarde, no entanto, será necessária uma refeição mais completa, mas que também não seja pesada. Algumas ótimas opções são as proteínas magras como ovo, frango ou carne moída, e carboidratos como arroz integral ou mandioca, sempre acompanhados por legumes e verduras.

"Você pode organizar lanches leves e fáceis de levar, mas que irão te garantir energia e saciedade", também sugere a especialista. Algumas opções, segundo Natália, são barrinhas de proteína, de preferência aquelas que tiverem menor quantidade de aditivos e açúcares na composição.

Evitando o ganho de peso

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Além dos cuidados gerais para passar bem nos blocos, bailes e festas do Carnaval, há também quem quer curtir sem ganhar peso extra nessa temporada. Para isso, a Dra. Tassiane Alvarenga, endocrinologista e metaboligista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), tem algumas recomendações.

"Infelizmente, pessoas que perderam peso devem tomar cuidado com períodos de grande oferta de alimentos e bebidas, pois vários estudos já mostraram que a recuperação de peso ocorre em modelo 'escadinha': num período de excessos ganha-se alguns quilos e não se volta a perder e assim sucessivamente", diz Tassiane.

Segundo ela, quando consumimos alimentos muito calóricos e ricos em gordura saturada, danificamos estrutural e funcionalmente os neurônios do hipotálamo, promovendo uma inflamação da região. Isso ativa as vias da fome e inibe as vias da saciedade. Logo, o ideal é montar uma dieta com nem muitos excessos, nem tantas restrições, para as festividades. Permita-se comer e beber em quantidades menores e devagar, desde que mantenha limites saudáveis!

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.