Ciência
01/12/2024 às 09:00•2 min de leituraAtualizado em 01/12/2024 às 09:00
As caixas de papelão são itens muito usados pelas pessoas para armazenar seus objetos. Todo mundo tem algum armário em casa em que guarda algumas coisas que são importantes – e é bem provável que elas estejam envoltas por essas caixas.
Mas nem sempre fazer isso é uma boa ideia. As caixas de papelão trazem algumas desvantagens, como a possibilidade de atrair pragas (como traças, baratas e até ratos!) e o fato de serem afetadas facilmente pela umidade. Por isso, há alguns itens que você deveria pensar duas vezes antes de armazená-los nelas.
Quase todo mundo troca seus itens de roupa de cama de acordo com o tempo – desempacotando os cobertores no inverno e os lençóis leves no verão. E muita gente guarda as roupas em caixas de papelão, o que costuma causar danos às peças.
Como já foi dito, o papelão atrai umidade e pragas que podem estragar os tecidos, causando mofo, bolor ou até mesmo buracos. As temidas traças, por exemplo, conseguem entrar facilmente nas caixas e estragar as roupas com muita rapidez.
Para finalizar, as roupas guardadas nesse local úmido podem ficar manchados e cheirar mal. E pasme: especialistas afirmam que tecidos armazenados dentro de caixas são um ótimo ninho para ratos. Melhor então pensar em outra forma de guardar as roupas.
Embora muitos de nossos documentos estejam já em forma digital, ainda há muita coisa impressa, como escrituras de imóveis, passaportes e vários outros itens importantes. Se você guarda algum desses registros em uma caixa de papelão, saiba que ele pode estar apodrecendo neste momento.
A razão não é apenas a invasão indesejada das pragas, mas o fato que próprio papelão possui ácidos que podem causar danos ao papel, tornando-o amarelado e deteriorado com o tempo.
Ok, a maioria de nós guarda hoje suas fotos nos celulares, nos computadores ou drives em geral. Mas ainda hoje há um apreço pelas fotos impressas, especialmente aquelas mais antigas, que remetem a lembranças do passado e de parentes que já faleceram.
Se você quiser manter essas memórias para sempre, o ideal é nunca guardar as fotos em caixas de papelão. Da mesma forma que fazem com documentos de papel, os ácidos do material podem acabar com as suas fotos. A umidade também pode fazer que as fotos se grudem e que seja impossível separá-las.
A regra para os livros é a mesma das fotos e documentos: se você os armazenar nas caixas de papelão, é provável que eles vão ficar com páginas amarelas e ser atacados por traças.
Tem mais um problema. Como livros são pesados, eles podem enfraquecer o papelão e fazer com que a caixa se rompa. Melhor mesmo é prevenir buscando uma maneira melhor de guardar os seus livros.
Muitos amantes da música gostam de colecionar álbuns de vinil. Se você é um desses fãs das bolachas, precisa guardá-las corretamente, o que quer dizer fugir do papelão e nunca armazena os álbuns na horizontal, para não deformar o disco nem dar margem para a formação de mofo.
Soma-se a isso o fato de que muitos colecionadores eventualmente comercializam suas raridades. Por isso, nunca é uma boa dar chance ao azar, já que isso vai significar não apenas a perda na qualidade do som, mas também de dinheiro. Busque sempre os colocar em pé e com um leve fluxo de ar entre eles.