Ciência
13/11/2024 às 09:00•2 min de leituraAtualizado em 13/11/2024 às 09:00
Muitas vezes o banheiro se tornar o lugar da casa onde mais temos chance de refletir sobre as grandes questões da existência, isto quando não levamos o celular. E um dos grandes mistérios da nossa vida privada está logo ali, diante dos nossos olhos, ou nem tanto: por que o vaso sanitário é quase sempre branco?
Claro, houve uma época na era moderna, durante as décadas de 1970 e 1980, que esses “tronos” vinham em diversas cores, como verde-abacate, rosa-antigo, azul-piscina e marrom, mas quem já se deparou com algum desses em algum prédio antigo sabe que eles são um exemplo de design que não envelheceu bem, embora algumas cores tenham surgido ultimamente, principalmente o preto, cores neutras e metalizados.
Mas, em sua maioria esmagadora, mais de 90% dos banheiros são equipados com vasos brancos, mesmo ao lado de azulejos coloridos ou em projetos arquitetônicos ousados. Para confirmar isso, basta ir a um showroom das principais fabricante como Deca, Celite e Roca.
O vaso sanitário branco que conhecemos hoje surgiu somente no século 19, quando a porcelana vitrificada (inventada na China entre 618 e 907 d.C.) começou a ser produzida em escala industrial e logo se estabeleceu como o material ideal para esse tipo de louça.
O próprio processo de fabricação resulta em um material de cor branca, devido à queima de matérias-primas claras em altas temperaturas. A época da Revolução Industrial, que coincide com as descobertas de doenças e germes, impôs uma obsessão por higiene e limpeza, simbolizada na cor branca, que continuamos a ver hoje em hospitais como um ideal de pureza, limpeza e esterilidade.
Há também uma questão psicológica envolvida na escolha da cor branca para vasos sanitários. O branco transmite uma sensação de pureza e asseio, dando a ideia de um local bem cuidado e livre de contaminações. Embora apenas de forma ideal, isso nos faz sentir mais seguros e confortáveis no banheiro.
Do ponto de vista prático, um vaso sanitário branco oferece várias vantagens. Em primeiro lugar, permite identificar sujeiras e manchas, o que facilita sua higienização. Outro motivo é que, por refletir a luz, esses tronos fazem aqueles cubículos que chamamos de cômodos parecerem maiores. Além disso, combinam com qualquer estilo de decoração.
Resumindo: vasos sanitários brancos são mais baratos de fabricar, mais fáceis para limpar e dão a ilusão de que seu banheiro é maior do que realmente é.
Mas não se apegue à ideia, diz o The Guardian, porque os representantes das gerações Z e Y estão demandando a volta dos banheiros dos anos 1970, em cores como sálvia selvagem, limão, pêssego, sorvete, hortelã e abacate. Pense nisso, mas não se esqueça de acionar a descarga!