
Mistérios
04/12/2015 às 10:59•2 min de leitura
Parece que o fim de ano será agitado para os fãs de fenômenos climáticos e geológicos. Além do El Niño, que promete ser o mais intenso desde 1998, dois vulcões em lados opostos do mundo entraram em erupção praticamente ao mesmo tempo.
O vulcão Etna fica na ilha da Sicília, na Itália, e é um dos mais altos do mundo, com mais de 3,3 km de altura. Apesar de ser bem ativo e estar em constante erupção, ele passou quase o ano inteiro quietinho – a última erupção significativa foi em maio.
Porém, na noite desta quinta-feira (3), o Etna entrou em erupção por um curto período de tempo, mas foi o suficiente para imagens sensacionais serem registradas. Durante 50 minutos, a cratera Voragine lançou lava a mais de 1 km de altura acima da borda do vulcão, além de uma nuvem de cinzas que atingiu mais de 3 km de altura.
Etna jogou lava a mais de 1 km de altura
Na noite anterior à erupção do Etna, foi o gigante Momotombo, na Nicarágua, que acordou de um sono que já durava 110 anos. O maior vulcão do país estava inativo desde 1905, apesar de alguns tremores sísmicos que indicavam que ele poderia expelir lava a qualquer momento.
Desde 2007, por exemplo, o sistema hidrotérmico da cratera começou a esquentar, sugerindo que o magma estava se movimentando no interior do grande vulcão. O Momotombo é monitorado há muito anos – em 1605, para você ter uma ideia, ele foi responsável por destruir a capital da região.
Já no século 19, ele foi um dos mais ativos da Nicarágua, mas há mais de 110 anos ele não expelia lava como fez na segunda-feira (30). Escolas da região foram fechadas, mas, felizmente, os detritos e as cinzas estão se depositando em lugares pouquíssimos povoados.
Momotombo passou 110 anos sem entrar em erupção
***
Você tem medo de vulcões? Comente no Fórum do Mega Curioso