Ciência
21/07/2016 às 13:57•2 min de leitura
Do cardápio do jantar à arquitetura preservada de uma cidade que conhecemos, passando por aquele show inesquecível da nossa banda favorita até o gatinho que toma sol na janela da sala: com a câmera de um celular podemos eternizar em imagens o que os nossos olhos veem e aquilo que nós somos.
E, para premiar fotógrafos amadores, há nove anos o IPPAWARDS elege as melhores fotos feitas com iPhones no mundo todo. Abaixo, você confere as imagens vencedoras de seis categorias em 2016:
Por mais que alguns queiram que todos sejam a sua imagem e semelhança, uma das coisas mais belas na humanidade é o fato de as pessoas serem diferentes umas das outras. A prova disso você pode ver nas fotos abaixo:
A fotografia foi capturada em Guangdong, na China, por Xia Zhenkai
De Singapura vem a segunda colocada da categoria; o clique é de Scott Woodward
Já o terceiro melhor da categoria foi registrado por Yi Lin Hu, em Honolulu, no Havaí
Se existe uma terapia infalível é fazer as malas e cair no mundo. Com pouca grana ou dinheiro sobrando, ao estabelecer contato com outras culturas, acabamos por descobrir a nós mesmos. E foi exatamente isso o que fizeram os três primeiros colocados desta categoria:
Registro de Fugen Xiao, em Guangdong, na China
Fotografia capturada por Donghai Xia, na cidade chinesa de Fujian
A tríade chinesa vencedora desta categoria se completa com o registro de Shiyang Han, de Pequim
Há algumas dezenas de milhares de anos, a nossa espécie abandonou o interior das cavernas para morar em estruturas complexas e enfeitadas, repletas de divisões e funções. A seguir, você confere os três melhores registros arquitetônicos segundo os jurados do concurso fotográfico:
Este é o registro de Jian Wang feito em Pequim, na China
A fotografia de Patryk Kuleta foi registrada em Warsaw, na Polônia
O mesmo autor da segunda colocada também ocupou o terceiro lugar na mesma categoria; o registro também foi feito na cidade polonesa de Warsaw
De caçadores e coletores, os seres humanos se transformaram em cozinheiros de mão-cheia. Enquanto alguns escrevem, pintam, interpretam, outros encontram na gastronomia uma forma de se sentirem completos. E se tem uma coisa que a fotografia nos ensinou é que, além da boca, nós também podemos comer com os olhos:
A primeira colocada foi feita por Andrew Montgomery, de Hampton Wick, no Reino Unido
Em Xangai, na China, foi capturada a imagem de He Kuankuan
Outro registro de Andrew Montgomery, de Hampton Wick, no Reino Unido
Para quem respira fumaça diariamente e ouve uma sinfonia interminável de buzinas e motores, sentir o aroma da mata intocada e escutar o canto dos pássaros é o mesmo que adentrar o paraíso. Cada vez mais ameaçada pelo nosso consumo inconsciente, a natureza, felizmente, ainda conserva paisagens que enchem os olhos:
Fotografia de Junfeng Wang, de Xangai, na China
Registro de Yang Zhang, de Xangai, na China
Fotografia capturada em Fujian, na China, por Lei Yuting
Além de um lugar enorme em nosso coração, eles também ocupam um espaço considerável na memória do nosso celular. Mas não só de cães e gatos é composta a fauna terrestre, como você pode ver a seguir:
O registro foi feito por Erika Wu, de São Francisco, nos Estados Unidos
A segunda melhor imagem da categoria foi feita por Mette Lampcov, de Los Angeles, nos Estados Unidos
Da cidade chinesa de Guangdong vem a imagem capturada por Junbiao Cai