
Artes/cultura
20/02/2013 às 05:04•1 min de leitura
Você já percebeu que a maioria dos tomates que compramos nos supermercados está se tornando... sem gosto? De acordo com o site ars technica, depois de décadas de avanços tecnológicos e modificações genéticas para ajudar os agricultores a cultivar plantas mais produtivas e perenes, além de conseguir frutos que duram mais, infelizmente os consumidores foram obrigados a se contentar com produtos praticamente sem sabor.
Contudo, existe um grupo de pesquisadores trabalhando para recuperar o gosto dos tomates, empregando técnicas de bioquímica e genética para isso. Segundo a publicação, existe uma forte relação entre o aroma e o sabor dos alimentos, e grande parte de nossa experiência de saborear não resulta de cheirar o que estamos comendo, mas da interação de elementos voláteis presentes nos alimentos, que se espalham na boca e chegam às passagens nasais.
Fonte da imagem: shutterstock
Esses elementos são capazes de acentuar e neutralizar alguns sabores na língua, além de transmitir gostos específicos também. Assim, os cientistas identificaram 68 elementos voláteis dos tomates e, depois de realizar uma série de testes de degustação com uma equipe de voluntários, eles conseguiram criar uma espécie de receita estatística de sabores para voltar a produzir tomates mais gostosos.
Entre as características mais apontadas pelos degustadores está o sabor adocicado e levemente ácido, e através da engenharia genética os cientistas estão trabalhando para equilibrar os níveis de determinados elementos voláteis presentes nos tomates, para que os frutos comercializados nos mercados voltem a apresentar o mesmo sabor de antigamente.