Pesquisadores tentam recuperar o sabor dos tomates através da ciência
02
Compartilhamentos

Pesquisadores tentam recuperar o sabor dos tomates através da ciência

Último Vídeo

Você já percebeu que a maioria dos tomates que compramos nos supermercados está se tornando... sem gosto? De acordo com o site ars technica, depois de décadas de avanços tecnológicos e modificações genéticas para ajudar os agricultores a cultivar plantas mais produtivas e perenes, além de conseguir frutos que duram mais, infelizmente os consumidores foram obrigados a se contentar com produtos praticamente sem sabor.

Contudo, existe um grupo de pesquisadores trabalhando para recuperar o gosto dos tomates, empregando técnicas de bioquímica e genética para isso. Segundo a publicação, existe uma forte relação entre o aroma e o sabor dos alimentos, e grande parte de nossa experiência de saborear não resulta de cheirar o que estamos comendo, mas da interação de elementos voláteis presentes nos alimentos, que se espalham na boca e chegam às passagens nasais.

Velho gostinho

Fonte da imagem: shutterstock

Esses elementos são capazes de acentuar e neutralizar alguns sabores na língua, além de transmitir gostos específicos também. Assim, os cientistas identificaram 68 elementos voláteis dos tomates e, depois de realizar uma série de testes de degustação com uma equipe de voluntários, eles conseguiram criar uma espécie de receita estatística de sabores para voltar a produzir tomates mais gostosos.

Entre as características mais apontadas pelos degustadores está o sabor adocicado e levemente ácido, e através da engenharia genética os cientistas estão trabalhando para equilibrar os níveis de determinados elementos voláteis presentes nos tomates, para que os frutos comercializados nos mercados voltem a apresentar o mesmo sabor de antigamente.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.