Conheça a mesquita de Shah Cheragh, uma das mais belas do mundo
14
Compartilhamentos

Conheça a mesquita de Shah Cheragh, uma das mais belas do mundo

Último Vídeo

A mesquita de Shah Cheragh, em Shiraz, no Irã, é um local de espetacular beleza; um oásis de visual deslumbrante, religiosidade e tranquilidade no meio do conturbado Oriente Médio. O interior desse templo é todo brilhante, como se uma bola de discoteca tivesse explodido dentro dele, tendo toda a superfície das paredes cobertas com cacos de vidro e espelho.

De acordo com um artigo da Atlas Obscura, o lugar surgiu primeiramente como um monumento fúnebre. Conforme conta a história, por volta do ano de 900 depois de Cristo, um andarilho chegou ao local e viu uma luz misteriosa que brilhava por lá.

Ele então foi procurar de onde ela vinha e encontrou um túmulo luminoso, que, quando foi escavado, continha o corpo de uma importante figura muçulmana da época em uma armadura. Com isso, o local se tornou um grande ponto de peregrinação popular para os muçulmanos xiitas, e uma estrutura de cúpula foi criada para abrigar o túmulo. Confira mais imagens da mesquita na galeria abaixo:

Com o passar dos séculos, o templo foi ampliado e ornamentado com itens religiosos e outras instalações adicionadas ao complexo. Porém, o visual todo brilhante proporcionado pelo efeito dos cacos de vidro e espelhos só veio a partir do século 14, quando a rainha Tash Khatun queria que a luz da mesquita fosse intensificada em milhares de vezes.

Por isso o local ganhou o nome de "Shah Cheragh", que significa algo como “Rei da Luz” em persa. De acordo com a Atlas Obscura, apesar de ter sido danificada por mãos humanas e também por desastres naturais ao longo dos séculos, a mesquita foi mantida e restaurada, brilhando a sua beleza até hoje.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.