
Ciência
22/01/2013 às 06:57•1 min de leitura
(Fonte da imagem: Reprodução/ygawards)
Expandindo a inventividade das máquinas de Coca-Cola que trocam latinhas por abraços ou canções, um novo projeto apresentado por estudantes de publicidade e propaganda da Miami Ad School Madrid apostou na multinacionalidade da marca. Trata-se de uma máquina capaz de aceitar as moedas de quaisquer países.
Intitulada “The Worldwide Machine”, a proposta dos estudantes Gabriel Morais, Erika Reyes e Sandra Silva veio acompanhada de um texto bastante convincente (em tradução livre do inglês):
“A Coca-Cola não possui mais uma nacionalidade, uma bandeira ou fronteiras. A Worldwide Machine representa exatamente isso. Essa máquina única poderá ser colocada em aeroportos internacionais, aceitando qualquer moeda corrente. Isso porque não importa de onde você veio, a Coca-Cola também é de lá. Trata-se de um bom uso para as moedas que fazem volume, tanto para viajantes que estejam chegando em uma terra estrangeira quanto para aqueles de volta para casa.”
(Fonte da imagem: Reprodução/psfk)
Para além da linguagem publicitária, o aparato será programado para reconhecer cédulas originais, além de definir imediatamente o preço de uma latinha para qualquer moeda — mesmo que o pagamento seja feito com uma combinação de várias.
Mas a tecnologia por trás da novidade não é, de fato, nada de tão novo assim. Trata-se do mesmo mecanismo utilizado em caixas eletrônicos internacionais — por meio dos quais se pode trocar, sacar e depositar dinheiro de diversas nacionalidades —, baseado em sensores magnéticos e calculadoras de conversão.
Seja para dinheiro vivo ou para refrigerantes, trata-se de uma tecnologia muito bem-vinda, sobretudo para eventos internacionais de grande porte — copas do mundo e olimpíadas, por exemplo.