
Ciência
18/10/2011 às 10:35•5 min de leitura
Se antes muita gente imaginava que a água seria um artigo de luxo somente num futuro remoto, a história já está mudando de figura. Pelo menos no que diz respeito às águas engarrafadas e qualificadas ao extremo.
Hoje em dia, as águas consideradas luxuosas estão aumentando no mercado e já possuem até classificações parecidas com as dos vinhos como buquê, notas de sabor e terroir (conceito que indica o clima, solo, vegetação e topografia do local de origem do produto).
Benefícios e status
Foi se o tempo em que a Perrier era símbolo máximo de luxo. É claro que ela não virou também uma água qualquer, porém já não tem mais o seu posto de favorita absoluta entre os mais endinheirados.
Tudo começou há cerca de dez anos, quando começaram a surgir as águas funcionais – que possuem algum tipo de benefício (além da hidratação, é claro) ao organismo – e as águas saborizadas que invadiram o mundo inteiro.
Aqui no Brasil existem várias águas com sabores e funcionais, como as opções que contém menos sódio ou mais cálcio, por exemplo. Mas todas com preços acessíveis.
No entanto, fabricantes do mundo inteiro viram nesse mercado uma verdadeira fonte de atenção (e lucro) e focaram em pesquisas e obtenção de águas realmente especiais vindas de lugares com nascentes de água puríssima e ricas em minerais e nutrientes.
Existem algumas ainda mais raras, como a Kona Nigari que é obtida a 1000 metros de profundidade na costa do Havaí e dessalinizada para se tornar uma bebida tão desejada que chega a custar 4 mil reais por um galão de 4,5 litros.
E, se você acha que água é tudo igual, saiba que existe muita gente que paga altos valores para degustar uma aguinha caríssima no dia a dia ou em restaurantes estrelados.
Além de serem enriquecidas por minerais ou purificadas, saborizadas, mais leves ou mais encorpadas, essas águas luxuosas possuem garrafas lindas de design sofisticado e algumas até assinadas periodicamente por estilistas famosos, como a Evian que já teve garrafas assinadas por Jean Paul Gautier, Issey Miyake e Paul Smith. São qualidades como essas e as suas origens que fazem delas artigos de luxo tão desejados atualmente.
Confira abaixo algumas das águas mais caras do mundo:
Acqua di Cristallo Tributo a Modigliani
Fonte: Divulgação
A Acqua di Cristallo é a água mais cara do mundo! Não tanto pelo seu conteúdo, mas sim pelo material do qual a sua garrafa é feita.
Desenhado por Fernando Altamirano, artista que já detém o recorde das garrafas de tequila e de conhaque mais caras do mundo, o recipiente é feito em ouro 24 quilates e presta uma homenagem ao pintor e escultor italiano Amedeo Clemente Modigliani.
A água contida também é de alta qualidade, sendo uma mistura originária das ilhas Fiji com água mineral da França e glaciar da Finlândia. O preço? 42 mil euros, o equivalente a 101 mil reais!
Altamiro ainda produziu uma versão com ouro, prata, platina e 6 mil diamantes para uma exposição, custando 3,3 milhões de dólares!
A marca também possui a sua versão mais “acessível”, chamada Blue Ice, que custa 285 euros. Ainda assim é um preço alto por uma garrafa de água.
Kona Nigari
A água Kona Nigari também é uma das mais caras do mundo. A sua origem fica nas profundezas da costa havaiana de onde é obtida e depois dessalinizada (processo de retirada de sal e purificação).
Essa água é consumida principalmente pelos japoneses que pagam um preço astronômico por um galãozinho de 4,5 litros: cerca de 4 mil reais.
Devido ao alto nível de minerais contidos nessa opção, muitos consumidores acreditam que ela possui propriedades curadoras e que podem tratar problemas de saúde.
Bling H20
A Bling H20 é atualmente a queridinha das celebridades e milionários do mundo inteiro. Ter uma garrafa Bling em mãos virou sinônimo de status.
A marca foi criada pelo produtor e roteirista de cinema Kevin G. Boyd que reparou que as celebridades carregavam sempre uma garrafinha de água com elas. Então, ele viu nesse costume um mercado promissor e lançou a Bling (palavra que é uma gíria para “joia”).
Fonte: Divulgação
O nome gravado na garrafa possui pedras Swarovski aplicaadas e o conteúdo líquido vem de profundos mananciais do parque nacional de Smokey Mountains que fica no estado do Tennessee, nos Estados Unidos. A água também é purificada em nove etapas que incluem processos com ozônio, ultravioleta e micro-filtragem.
Boyd criou a marca apenas para ser distribuída para personalidades entre atores de Hollywood e atletas. Porém, o sucesso dela tomou grandes proporções e foi iniciada a sua produção em massa. Uma garrafinha da Bling de 375 ml custa 25 euros, o equivalente a 55 reais.
Karoo
Fonte; Divulgação
A água Karoo é originária das Montanhas Paardeberg, na África do Sul. De acordo com os conhecedores, ela possui sabor sutil e textura macia, qualidades advindas dos minerais contidos nela.
Apesar de ser uma água puríssima e de luxo, essa tem um precinho que pode ser considerado, mesmo para quem não tem tanto dinheiro no bolso, custando o equivalente a sete reais por uma garrafa de 750 ml.
Finé
Fonte: Divulgação
A Finé é uma água legitimamente original de fontes vulcânicas. Ela é obtida a cerca de 600 metros abaixo do Monte Fuji (que é um vulcão inativo há três séculos), no Japão.
A água da chuva passa pelas pedras vulcânicas, sendo purificada por elas como um filtro até chegar às profundidades de onde é retirada. Além de pura, a água contém minerais que proporcionam um sabor característico a ela.
A Finé é bastante recomendada em restaurantes de alta gastronomia asiática para acompanhar peixes e massas. Uma garrafa da Finé, de 500 ml, custa 4,95 euros, o equivalente à quase 12 reais.
Evian
Garrafas com design de Issey Miyake - Fonte: Reprodução
A Evian já está no mercado há algum tempo, sendo uma das veteranas entre as águas Premium. No entanto, ela não deixou a sua fama ser ofuscada pelas tantas novidades que tem surgido e tratou de lançar garrafas atuais e assinadas por estilistas famosos para manter seu prestígio sempre em alta.
Versões de Christian Lacroix, Jean Paul Gaultier, Paul Smith - Fonte: Reprodução
Designers de sucesso como Christian Lacroix, Jean Paul Gaultier, Paul Smith e Issey Miyake já assinaram exemplares lindíssimos das garrafas da Evian em edições limitadas. Algumas são vendidas por altos valores em leilões.
Tasmanian Rain
A ilha da Tasmânia fica próxima da Austrália, sendo o lugar considerado como o que possui o ar mais puro do mundo. E é da chuva da tasmânia de onde é captada a água da marca Tasmanian Rain.
Fonte: Divulgação
O que deixa a água ainda mais preciosa é que a sua captação é feita antes das gotas de chuva tocarem o solo, contando ainda com a vantagem de esse processo acontecer numa altitude onde o ar possui pouquíssimas partículas de substâncias sólidas. Esse processo resulta numa água suave, aveludada e refrescante. Uma garrafa de Tasmanian Rain custa em média 10 reais.
Voss
Fonte: Divulgação
A Voss é uma água puríssima, sem poluentes, corantes ou conservantes, e vem das montanhas do sul da Noruega. A fonte de onde ela é retirada, fica constantemente protegida por várias camadas de pedras e gelo, o que confere a sua pureza e suavidade.
A Voss também é uma das águas especiais favoritas entre as celebridades e fashionistas pelas suas garrafas com design sofisticado que mais parecem algum produto cosmético de marca famosa. Uma garrafinha da Voss de 375 ml custa cerca de 8 reais.
Oxygizer
Fonte: Divulgação
Água enriquecida com oxigênio existe e assim é a Oxygizer que possui 35 vezes mais desse elemento do que as águas minerais comuns. Além disso, essa água possui um nível elevado de pureza, sendo rica em cálcio e magnésio, e com sódio reduzido.
Ela é ideal para atletas, sendo uma boa ajuda para hidratar o organismo de forma mais “turbinada”, ajudando também na recuperação dos exercícios. A Oxygizer de 500 ml custa em média 6 reais.
Veen
Fonte: Divulgação
Originária das montanhas da Finlândia, a Veen é uma água suave e ideal para ser apreciada com vinho e pratos refinados. A Veen possui uma coleção com cinco tipos diferentes como a Classic, Velvet, Effervescent, Light e Bold. Cada garrafa de 660 ml custa cerca de 15 reais.
Lauquen
Fonte: Divulgação
A Lauquen é originária da região da Patagônia na Argentina. Ela é captada à cerca de 1.750 metros de altitude e não entra em contato com o ar até ser engarrafada. Uma garrafa de 750 ml de Lauquen custa em média 10 reais.