Curiosity coleta sua primeira amostra de rocha marciana com sucesso
01
Compartilhamento

Curiosity coleta sua primeira amostra de rocha marciana com sucesso

Último Vídeo

Você se lembra de ter lido por aqui que a Curiosity havia realizado a perfuração de uma rocha em Marte com o objetivo de coletar material livre da interferência do ambiente? De acordo com a NASA, a obtenção de amostras pela sonda espacial foi um sucesso, e os detalhes da perfuração já começaram a ser revelados.

Esta é a primeira amostra obtida do interior de uma rocha em outro planeta, assim como a primeira vez que uma sonda espacial realiza uma perfuração fora da Terra. A coleta ocorreu no dia 8 de fevereiro, e a broca localizada no braço robótico da Curiosity realizou um furo de 1,6 centímetros de largura e 6,4 centímetros de profundidade. A amostra servirá para que os cientistas determinem se existiram condições ambientais úmidas na região da coleta.

Laboratório ambulante

A sonda espacial Mars Express — da Agência Espacial Europeia — descobriu na região do vale Reull Vallis uma estrutura geológica que pode ter sido um grande rio com inúmeros afluentes, e os cientistas acreditam que possa existir restos de gelo nas crateras que se formaram depois. As explorações e análises realizadas pela Curiosity podem ajudar os pesquisadores a desvendar todos esses mistérios.

A Curiosity chegou a Marte no dia 06 de agosto do ano passado e é um verdadeiro laboratório ambulante. O principal objetivo da missão é descobrir se as condições do ambiente marciano alguma vez já foram favoráveis à existência de vida, mesmo que apenas microbiana.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.