
Ciência
22/02/2013 às 04:34•1 min de leitura
Você se lembra de ter lido por aqui que a Curiosity havia realizado a perfuração de uma rocha em Marte com o objetivo de coletar material livre da interferência do ambiente? De acordo com a NASA, a obtenção de amostras pela sonda espacial foi um sucesso, e os detalhes da perfuração já começaram a ser revelados.
Esta é a primeira amostra obtida do interior de uma rocha em outro planeta, assim como a primeira vez que uma sonda espacial realiza uma perfuração fora da Terra. A coleta ocorreu no dia 8 de fevereiro, e a broca localizada no braço robótico da Curiosity realizou um furo de 1,6 centímetros de largura e 6,4 centímetros de profundidade. A amostra servirá para que os cientistas determinem se existiram condições ambientais úmidas na região da coleta.
A sonda espacial Mars Express — da Agência Espacial Europeia — descobriu na região do vale Reull Vallis uma estrutura geológica que pode ter sido um grande rio com inúmeros afluentes, e os cientistas acreditam que possa existir restos de gelo nas crateras que se formaram depois. As explorações e análises realizadas pela Curiosity podem ajudar os pesquisadores a desvendar todos esses mistérios.
A Curiosity chegou a Marte no dia 06 de agosto do ano passado e é um verdadeiro laboratório ambulante. O principal objetivo da missão é descobrir se as condições do ambiente marciano alguma vez já foram favoráveis à existência de vida, mesmo que apenas microbiana.