Mensagem marciana? Dunas formam recado em “Código Morse” em Marte
1.089
Compartilhamentos

Mensagem marciana? Dunas formam recado em “Código Morse” em Marte

Último Vídeo

Pois é, caro leitor... depois de  avistar todo tipo de coisa estranha na superfície do Planeta Vermelho — como ratinhos, uma maçaneta metálica, uma flor, um gorila fazendo companhia a um camelo, uma garra alienígena, uma espaçonave e uma porção de coisas mais —, agora o pessoal da NASA tropeçou com uma série de traços e pontos em Marte que mais se parecem com uma mensagem em Código Morse.

Alô, alô, marciano!

Mas, antes de você pensar que o “recado” foi deixado por algum marciano tentando fazer contato conosco, saiba que, pelo menos desta vez, definitivamente não restam dúvidas de que os aliens não tiveram nada a ver com isso. De acordo com a NASA, a “mensagem” foi encontrada por instrumentos a bordo da sonda espacial Mars Reconnaissance Orbiter em uma região com um grande número de dunas ao sul do polo norte de Marte.

Recadinho

Segundo a NASA, as dunas marcianas são influenciadas pela topografia local, e a sua forma e sentido permitem que os cientistas da agência espacial deduzam qual é o sentido do vento e como a formação dessas estruturas aconteceu. Já as dunas da imagem parecem ter se formado em uma depressão circular — possivelmente uma cratera de impacto — com uma quantidade limitada de areia.

Dunas formando padrão peculiar

Com isso, as dunas acabaram criando padrões que, de cima, parecem com uma série de pontos e traços que lembram uma mensagem em Código Morse. De acordo com Fiona MacDonald, do portal Science Alert, os traços mais longos são formados por ventos bidirecionais que, com o tempo, foram moldando as dunas para que elas apresentassem esse formato.

Pontos e traços

Já os pontos consistem em dunas conhecidas como barcanoides — mas os cientistas ainda não sabem ao certo como é que elas se formaram no Planeta Vermelho.  Segundo Fiona, os geofísicos suspeitam que elas aparecem quando algo interrompe o fluxo de vento que produz as dunas lineares. Mas... voltando ao “recado”, a pesquisadora Veronica Bray da NASA traduziu a mensagem para nós, e ela diz:

“NEE NED ZB 6TNN DEIBEDH SIEFI EBEEE SSIEI ESEE SEEE !!”

Entendeu?

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.