(Fonte da imagem: Reprodução/The Daily)

De acordo com uma notícia publicada pelo site The Daily, depois de observar que o índice de suicídios entre os militares — infelizmente — alcançou a maior marca da sua história, o exército dos Estados Unidos decidiu investir em um spray nasal antidepressivo com o potencial de reverter este triste quadro.

Segundo a publicação, um grupo de pesquisadores da Universidade de Indiana recebeu US$ 3 milhões (aproximadamente R$ 6 milhões) para desenvolver um antidepressivo à base de um hormônio conhecido como TRH — ou hormônio liberador de tireotrofina —, bastante eficaz no tratamento da depressão, comportamento suicida e do transtorno bipolar, criando um rápido efeito calmante e eufórico.

Spray do bem

Entretanto, para que essa substância chegue ao cérebro, ela deve ser administrada através de injeções aplicadas diretamente na medula espinhal. É aqui que os pesquisadores de Indiana entram em cena, ficando encarregados de desenvolver um spray que permita que o TRH penetre através da cavidade nasal, dispensando a necessidade de tratamentos dolorosos.

Embora no momento o novo tratamento esteja focado nos militares, caso seja desenvolvido com sucesso ele também poderá ser utilizado para tratar a população civil. Segundo um relatório do Pentágono, o número de suicídios entre os militares já chega a um por dia este ano, ultrapassando o número de fatalidades ocorridas em combate. Além disso, aproximadamente 100 norte-americanos por dia tiram suas próprias vidas.

Fonte: The Daily