Cientista pode desvendar o mistério genético por trás do número de QI
08
Compartilhamentos

Cientista pode desvendar o mistério genético por trás do número de QI

Último Vídeo

De acordo com o The Wall Street Journal, Zhao Bowen, um jovem geneticista chinês, deve revelar em breve o que diferencia os gênios das demais pessoas geneticamente. Segundo a publicação, Bowen realizou um estudo para identificar quais caraterísticas genéticas podem levar um indivíduo a ter um número de QI mais alto do que a média.

O cientista — um verdadeiro prodígio de apenas 20 anos de idade — lidera um importante laboratório na China, e, para desenvolver o estudo, ele e sua equipe avaliaram 2.200 amostras de DNA, sendo a maioria delas proveniente de voluntários norte-americanos com QI extremamente alto, medido em 160 pontos ou mais.

A genética dos gênios

Para que você tenha uma ideia, o QI médio da população geral é de cerca de 100 pontos, enquanto o dos vencedores dos prêmios Nobel foi calculado em 145. O material genético dos gênios foi comparado ao DNA coletado de pessoas comuns, com o objetivo de que o pesquisador consiga identificar quais combinações podem ser as responsáveis pela diferença intelectual entre os dois grupos.

Os resultados só devem ser publicados dentro de três meses, mas a pesquisa de Bowen já está dando o que falar. Alguns críticos acreditam que o estudo é bem controverso, pois estaria promovendo o que eles chamam de “racismo científico”. Contudo, de acordo com o pesquisador, a genética por trás da genialidade já foi ignorada por tempo demais e, apesar de ser considerado um tema controverso no Ocidente, esse não é o caso na China.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.