Novo olhar no calendário maia aponta fim do mundo semana que vem. E agora?

16/06/2020 às 08:002 min de leitura

O ano de 2020 tem sido pra lá de agitado, não é mesmo? Tensão entre Irã e Estados Unidos, praga de gafanhotos, a iminente explosão da estrela Betelgeuse, a pandemia do novo coronavírus, a erupção do vulcão na Indonésia e agora, pra completar, ou talvez, encerrar a coisa pra valer: o fim do mundo. De acordo com uma nova interpretação do Calendário Maia, é uma questão de tempo — ou melhor, dias. Ficou megacurioso? A gente te explica tudo!

A civilização maia habitou a região do México e da América Central, tendo seus primeiros assentamentos datados por volta de 1800 a.C.. Não se sabe ao certo o que teria dado fim a esse povo bastante desenvolvido e que deixou um legado de interrogações para nós. 

(Fonte: Wikimedia)(Fonte: Wikimedia)

Uma das teorias sobre o fim do mundo mais conhecidas apontava que nosso planeta encerraria suas atividades em 21 de dezembro de 2012, pois de acordo com a leitura do calendário dessa antiga civilização, não havia registro do que viria depois. Desta vez, uma nova interpretação da previsão passou a ganhar destaque graças a um cálculo divulgado por Paolo Tagaloguin que apontou o fim do mundo no dia 21 de junho de 2020. 

De acordo com o cientista, o cálculo da antiga previsão estaria incorreto, pois levando em conta a diferença do calendário gregoriano em relação ao juliano, estaríamos em 2012 agora. Ou seja, considerando a diferença de 11 dias por ano que teríamos devido à mudança de calendário e multiplicando 268 anos de uso do calendário gregoriano (1752-2020) por 11, o resultado seria 2948 dias = 8 anos, jogando a nova previsão do fim do mundo para 2020. 

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

A postagem viralizou e depois foi excluída, gerando certa expectativa, surpresa e mesmo uma boa dose de ironia em quem não acreditou na previsão. Os fãs da série alemã Dark, inclusive, se mostraram bem contrariados com a nova teoria.  

E agora? 21 de junho de 2020 realmente seria equivalente a 21 de dezembro de 2012? Parece que essa nova conta não está fazendo tanto sentido assim para algumas pessoas. E se os maias estivessem apenas apontando o final de um ciclo todo esse tempo? Sim, são muitas as hipóteses! E você, o que achou dessa história?

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: