Vulcão Krakatoa entra em erupção na Indonésia

Vulcão Krakatoa entra em erupção na Indonésia

Último Vídeo

Na última sexta-feira (10), o vulcão Anak Krakatoa — um dos "filhos" do temível Krakatoa, que matou mais de 36 mil pessoas em uma erupção em 1883 — explodiu lançando cinzas a quase 500 metros de altura. Essa é a primeira grande atividade do vulcão após uma erupção no mês de dezembro de 2018, quando causou um tsunami que matou mais de 400.

O estouro pôde ser ouvido na capital da Indonésia, Jacarta, que fica a 150 km da ilha onde o vulcão de encontra. O relatório de atividades vulcânicas do Centro de Vulcanologia e Mitigação de Desastres Geológicos (PVMBG) mostra que a primeira erupção durou um minuto e 12 segundos a partir das 21h58 (horário local), quando expeliu cinzas e fumaça a 200 metros de altura. Uma segunda erupção, dessa vez mais forte, às 22h35, durou quase 40 minutos e lançou material vulcânico ainda mais alto.

O Anak Krakatoa é um dos 127 vulcões ativos da Indonésia e está localizado no chamado "Círculo de Fogo" ou "Anel de Fogo", região de grande atividade tectônica que circunda o oceano Pacífico, passa pelo Japão, pela costa Oeste dos Estados Unidos e pela cordilheira dos Andes, na América do Sul. Confira algumas imagens do desastre:

a

a

a

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.