Afinal, quando Betelgeuse irá explodir?

27/04/2020 às 08:002 min de leitura

Os amantes da astronomia enfrentaram muita dúvida e expectativa nos últimos meses: Betelgeuse, uma das estrelas mais brilhantes encontradas no céu noturno, de acordo com estudiosos, estava prestes a explodir!

Estima-se que a estrela tenha entre oito e dez milhões de anos - uma idade pra lá de significativa, mas que ainda a deixa em posição de ser mais jovem que o nosso conhecido Sol, que possui 4,5 bilhões de anos. Por outro lado, o combustível nuclear que estava alimentando o brilho de Betelgeuse, até então, dava indícios de estar acabando. Considerada uma supergigante vermelha, ou seja, uma estrela próxima do fim da sua vida, ela já se encontrava no conhecido processo de expansão de seu tamanho.

Constelação de Órion (Fonte: Wikimedia)Constelação de Órion (Fonte: Wikimedia)

A explosão e a posterior transformação dela numa supernova, portanto, seria questão de tempo. Daniel Brown, professor assistente de astronomia da Universidade de Nottingham Trent, em entrevista à BBC, afirma que tal evento poderia ocorrer nos próximos 100 mil anos.

O brilho de Betelgeuse já estava sendo acompanhado pela comunidade científica, e diante da perceptível redução que ocorreu durante as últimas semanas de 2019, a expectativa sobre sua explosão aumentou - afinal, um evento desses é uma oportunidade única de entender um pouco mais sobre a tão complexa dinâmica dos astros. Inclusive, para tornar o boletim diário sobre a estrela ainda mais divertido, alguns perfis no twitter se tornaram conhecidos por se prontificarem a informar sobre o status de Betelgeuse e responder diariamente à seguinte pergunta: afinal, Betelgeuse, explodiu ou não?

Nas últimas semanas, entretanto, uma novidade surpreendeu àqueles que acompanhavam a conhecida estrela: seu brilho voltou a aumentar, e mais do que isso, Betelgeuse voltou a brilhar ainda mais do anteriormente. Acredita-se que a estrela estivesse apenas lançando poeira no espaço e isso explicaria o escurecimento, de acordo com um estudo da Astrophysical Journal Letters