Ciência
13/07/2020 às 16:00•2 min de leitura
As teorias conspiratórias continuam a ser disseminadas a todo vapor. Recentemente, um perfil no Twitter compartilhou uma imagem que revelaria um mistério bastante curioso. O usuário afirmou em uma publicação que o Vaticano e o Smithsonian estariam escondendo da humanidade a existência de esqueletos gigantes.
Giant skeletons found by the thousands. The Vatican and The Smithsonian destroyed most and threw some into the bottom of the ocean. Because having to explain how they existed contradicted the evolution of mankind from apes. What we've been led to believe. What do you believe? pic.twitter.com/DhiHcxn0kA
— Reality is the only check I get (@Mirkked) July 7, 2020
“Esqueletos gigantes encontrados aos milhares. O Vaticano e o Smithsonian destruíram a maioria e jogaram alguns no fundo do oceano. Porque ter que explicar como eles existiam contradiz a evolução da humanidade dos macacos. O que fomos levados a acreditar. No que você acredita?”, compartilhou Reality is the only check I get.
Embora, pelos comentários da publicação, muita gente tenha acreditado na teoria, outros internautas passaram a questionar a veracidade da história, sobretudo quando a imagem trazida na rede social foi analisada. Nos últimos anos, muitos relatos sem fontes verídicas afirmaram que esqueletos gigantes, com mais de 30 metros, haviam sido encontrados em outros lugares do mundo.
This would not pass in my design classes. Please clean up with clone stamp. pic.twitter.com/qmB5sYGkns
— Stodgy Seagull (@feedmeshrimp) July 8, 2020
Uma rápida pesquisa no Google mostrou que as imagens relacionadas aos esqueletos gigantes não passavam, obviamente, de montagens mal feitas pelo Photoshop. Inclusive, em 2002, aconteceu uma espécie de competição que pedia aos participantes que criassem uma montagem pelo programa revelando uma descoberta arqueológica falsa. É de lá, por exemplo, que saíram imagens como a publicada pelo internauta no Twitter. Há relatos de que na época, as pessoas acreditaram mais facilmente na montagem.
Suposto esqueleto gigante encontrado na Índia. (Ironkite/Reprodução)
Mas a ciência pode rapidamente desmentir quem ainda tem dúvidas com relação aos esqueletos gigantes. A lei do quadrado-cubo garante que caso essas pessoas enormes tivessem existido de fato, seus ossos não estariam mais preservados para contar qualquer história. Isso porque essa lei afirma que, à medida que o tamanho de qualquer objeto cresce, seu volume cresce mais rapidamente do que sua área de superfície.
Nesse sentido, a área cresce proporcionalmente ao quadrado do seu tamanho, enquanto o seu volume aumenta proporcionalmente ao cubo do seu tamanho. Para ilustrar de uma maneira mais fácil, o corpo de uma pessoa que tivesse 18 metros de altura precisaria suportar 100 vezes mais o seu volume, o que seria impossível para seus ossos.
Certamente, muitas teorias conspiratórias continuarão inundando a internet para divertir aqueles que querem apenas dar boas risadas ou amedrontar quem se assusta muito fácil.
O que você acha de tudo isso?