Smithsonian oferece mais de 2,8 mi de imagens em domínio público

03/03/2020 às 02:002 min de leitura

O Instituto Smithsonian, responsável por administrar acervos de mais de dezenove museus e nove centro de estudos norte-americanos, disponibilizou, em domínio público, boa parte do acervo de seus centros históricos, através de materiais em alta definição que podem ser baixados e compartilhados através da plataforma Smithsonian Open Access. Dessa forma, entusiastas de história da arte poderão ter acesso ilimitado aos conteúdos e ultrapassar fronteiras georgráficas para apreciá-los.

Segundo o site da instituição, a iniciativa tem com propósito “aumentar e difundir conhecimento” e dá continuidade aos projetos de diversas entidades artísticas que, durante os últimos anos, vem disponibilizando digitalizações de suas obras de arte, abrangendo temáticas como esculturas, pinturas, fotografias e outros gêneros artísticos. “Isso é muito mais do que acesso. Estamos empoderando nosso público, capacitando-o para redefinir e reimaginar todo o conteúdo que oferecemos”, esclareceu Lonnie G. Bunch II, secretário do Smithsonian, em entrevist ao Wired.

Quando lançada, a plataforma digital ofertou mais de 2,8 milhões de obras artísticas envolvendo imagens 2D e 3D, todas com resoluções em HD. Dessa forma, todo o conteúdo está fazendo parte da licença Creative Commons Zero (CC0), onde não há direitos de imagens, podendo ser utilizadas de forma pessoal e profissional, além de totalmente editáveis. A administração do instituto já informou que, ainda em 2020, mais 200 mil imagens entrarão na biblioteca do Open Access, além do gradual acréscimo de mais conteúdo com o passar dos meses.

https://www.adobomagazine.com/digital-news/digital-the-smithsonian-opens-its-doors-digitally-with-the-launch-of-open-access-releasing-2-8m-free-images-for-broader-public-use/
(Fonte: Smithsonian/Reprodução)

O acervo do Instituto Smithsonian já conta com uma coleção de mais de 150 milhões de itens onde há uma grande variedade de temas e áreas de conhecimento englobando obras de arte, gravações de áudio e vídeo, espécimes preservadas de seres vivos, documentos e arquivos, entre outros.

Para ter acesso ao conteúdo disponibilizado da galeria do Smithsonian, basta clicar aqui, onde será redirecionado para o site. Após entrar, basta identificar o campo de buscas "Search", abaixo do tópico "Search for Open Access Images and 3D Models" e pesquisar a obra que deseja visualizar, também sendo possível navegar de forma descompomissada pelas abas “Art & Design”, “History & Culture” e “Science & Nature” para conferir a totalidade dos itens em acesso gratuito. Para efetuar o download, basta clicar sobre o arquivo desejado e, logo em seguida, sobre a seta que encontra-se abaixo da imagem.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: