Museus de Paris liberam mais de 320 mil obras de arte online

Museus de Paris liberam mais de 320 mil obras de arte online

Último Vídeo

O Paris Musées, instituição parisiense responsável pela administração de 14 museus na cidade, disponibilizou gratuitamente um acervo de mais de 320 mil obras incluindo peças de arte como fotografias, itens e pinturas. As digitalizações das artes, sob licença da Creative Commons Zero, permitem integralmente o compartilhamento, edição e a distribuição, mesmo que para fins comerciais. 

O site da instituição, existente desde 2016 e com diversos conteúdos oferecidos durante os anos, recebe um acervo de valor imensurável e que, definitivamente, é um local para acesso obrigatório de fãs de obras de arte e da cultura clássica da civilização européia. Infelizmente, pouco menos da metade das mais de 320 mil obras estão catalogadas em alta definição, não excluindo a importância da iniciativa realizada pelo Paris Musées, democratizando as artes e o acesso aos artistas, sendo necessário apenas conexão em internet para conhecer imagens de difícil contato.

https://hyperallergic.com/536360/images-of-100000-artworks-from-paris-museum-collections-now-freely-available-to-the-public/
“Nu dans le bain”, de Pierre Bonnard. (Fonte: Paris Musées/Reprodução)

“Disponibilizar esses dados garante que nossos arquivos digitais possam ser acessados livremente e reusados por todo mundo, sem restrições técnicas, legais ou financeiras, para uso comercial ou não”, disse Philippe Riviere, diretor da área digital e de comunicação da instituição, em press release. A ação faz parte de um projeto em parceria com a Open Glam, rede de distribuição de conteúdo armazenado em museus, bibliotecas e arquivos, estimulando o compartilhamento e a divulgação da arte de forma gratuita.

Outras instituições como o museu holandês Rijksmuseum e o novaiorquino Metropolitan Museum já tiveram oportunidade de apresentar ao público o acervo online de uso irrestrito, sendo o Paris Musées o pioneiro, na França, a realizar tal feito. “Estamos garantindo que as pessoas possam usar essas imagens em alta definição de maneira fácil, gratuita e instantânea, para apoiar suas pesquisas, aulas e publicações, melhorando assim suas ferramentas culturais físicas e digitais”, acrescentou Riviere, em mesma conferência.

Para ter acesso ao acervo, basta clicar aqui. Desmarcando o campo “Image libre de droit seulement” à esquerda, basta filtrar ao seu gosto ou buscar com o nome da obra ou artista desejado. Dessa forma, o link para download estará disponível e, ao baixar, virá em uma pasta contendo a imagem, uma ficha técnica da arte e um PDF com um guia de manuseio e divulgação. 

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.