Artes/cultura
17/07/2020 às 12:00•2 min de leitura
Um kit de "caçador de vampiros" remanescente do século XIX foi colocado à venda por um antiquário em Derbyshire, na Inglaterra. As informações são da BBC.
O conjunto está dentro de uma caixa de madeira no estilo gótico com forro de seda rosa e contém itens especiais para matar um vampiro, como garrafas de poção vazias, três crucifixos, contas de rosário, dois pares de alicates, um frasco de dentes de tubarão, uma Bíblia e uma pistola.
Não há muitas pistas sobre a origem da caixa misteriosa. "Comprei o kit em uma grande feira de antiguidades em Newark-on-Trent", afirmou o dono da peça, que preferiu ficar anônimo. "Eu o tive na minha própria coleção por três anos... Mas conheço muito pouco da sua história".
O item pode interessar até mesmo a quem não quer sair caçando sanguessugas à noite. Para começar, a própria caixa é entalhada com um artesanato trabalhado, enquanto a tampa tem uma pintura da ressurreição de Jesus Cristo em esmalte. O kit também contém uma escultura de um lobo de marfim vestindo uma túnica com capuz e carregando contas de rosário.
Mas o mais interessante é que a Bíblia, que vem em um dos oito compartimentos da caixa, é uma edição de 1842 do Novo Testamento e tem o nome de Isabella Swarbrick, possivelmente sua antiga dona. Isso pode fornecer alguma referência do tempo histórico ao qual a peça pertence.
Mesmo que a origem da caixa não tenha sido explicada, é possível relacioná-la com as crenças antigas sobre os lendários seres da noite.
O leiloeiro Charles Hanson explicou à BBC que a tarefa de matar vampiros costumava ser séria. "Dizia-se que itens de significado religioso, como crucifixos e Bíblias, repeliam esses monstros, daí a sua forte presença no kit que encontramos".
Os leiloeiros esperam que os lances para o kit alcancem mais de 3 mil libras esterlinas, o que seria aproximadamente R$ 26 mil. O leilão vai acontecer em 21 de julho de 2020, no site da Hansons Auctioneers.