Sementes misteriosas enviadas da China para os EUA são identificadas

21/08/2020 às 10:002 min de leitura

Num ano pra lá de sinistro, um fato misterioso tem intrigado as autoridades americanas e ao redor do mundo: um grande número de pessoas tem relatado o recebimento de pacotes, supostamente da China, com sementes misteriosas. Devido à tensão política atual entre Estados Unidos e China, o episódio causou grande desconfiança entre os destinatários das sementes, alimentando diversas teorias de conspiração. 

Segundo o The New York Times, pelo menos 22 estados americanos receberam os tais pacotes de sementes sem que ninguém os solicitasse, o que levou algumas autoridades estaduais a emitir comunicados de alerta.

Os comunicados de alerta

Fonte: Kentucky Department of Agriculture/Facebook — ReproduçãoFonte: Kentucky Department of Agriculture/Facebook — Reprodução

Em vez de serem esclarecedores, muitos dos alertas apresentam um tom alarmista, do tipo “não plante as sementes, nem as jogue no lixo”. Um deles pergunta: “o que são essas trífides?”, nome de uma planta carnívora soviética fictícia descrita num romance de John Wyndham.

Segundo as autoridades, os alertas foram contundentes porque patógenos, contaminantes ou insetos poderiam estar escondidos dentro das embalagens, ou as próprias sementes poderiam ser de algum tipo de praga.

Finalmente, após uma investigação aprofundada, o órgão de controle americano divulgou a natureza das sementes: “mostarda, repolho, ipomeia; algumas ervas como hortelã, sálvia, alecrim, lavanda; e outras sementes como hibisco e rosas”.

As informações foram prestadas por Osama El-Lissy, do programa de proteção de plantas do USDA a uma emissora de rádio.

Fonte: USDA/ReproduçãoFonte: USDA/Reprodução

Por que as sementes estão sendo remetidas?

Num comunicado em seu site, o USDA declarou que, “no momento, não temos nenhuma evidência indicando que isso não passa de um 'golpe de escovação', em que as pessoas recebem itens não solicitados de um vendedor que então publica avaliações falsas de clientes para aumentar as vendas”.

O "golpe da escovação" é uma farsa praticada por vendedores desonestos na área do e-commerce e funciona da seguinte maneira: você recebe uma entrega de um bem que não encomendou ou pagou, vindo de plataformas eletrônicas, geralmente da Amazon.

Utilizando a conta que registraram em seu nome para enviar os bens, que nem sempre são os mesmos registrados na plataforma, esses vendedores inescrupulosos dão ótimas avaliações à compra e escrevem críticas positivas, aumentando seu ranqueamento de vendedor. Como se vê, as sementes, apesar de aparentemente inofensivas para a natureza, não são exatamente "do bem". 

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: