6 fatos sobre o aviador que reapareceu após 35 anos sumido

30/08/2022 às 02:002 min de leitura

Em 1983, o mundo ainda vivia a Guerra Fria. Naquele ano, William Howard Hughes Jr, um aviador da Força Aérea dos Estados Unidos, desapareceu do mapa. Poucos instantes antes, ele havia feito um telefone para seus pais, avisando-os que retornaria para uma missão na Europa, especificamente na Holanda. Por 35 anos, não se soube mais dele.

Em 2018, William Howard Hughes Jr. foi encontrado morando na Califórnia. Entretanto, o antigo aviador não usava seu nome real. Com documentos em nome de Barry O'Beirne, Hughes foi preso e ouvido pelas autoridades locais. Sua inusitada história parece enredo de filme de ação, mas é apenas um caso curioso. Conheça alguns fatos sobre ela.

1. Desertor para a Rússia?

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

A Guerra Fria estava na reta final, mas ainda não havia acabado. Quando Hughes desapareceu, as notícias pipocaram, já que se tratava de um caso raro de não saberem do paradeiro de um militar.

Como Hughes tinha muito conhecimento sobre sistemas de defesa confidenciais dos norte-americanos, parte dos militares levantaram a possibilidade de que ele houvesse desertado e passado a atuar como informante soviético. Cerca de 6 meses após seu sumiço, foi declarado oficialmente desertor.

2. Cogitado como sabotador

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Como dissemos, Hughes conhecia muitos detalhes de projetos secretos dos Estados Unidos, tudo em função de sua alta patente. Como não se encontrava seu paradeiro e as tensões com a URSS se mantinham, o receio de que ele tivesse vendido segredos militares era grande. 

Levantou-se até mesmo a possibilidade de que ele tivesse dito aos soviéticos detalhes sobre as missões espaciais, que poderia ter resultado em interferências e sabotagem, que levaram ao desastre do Challenger. Isso, no entanto, nunca foi provado.

3. O fim da Guerra Frio esfriou a sua busca

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Com o fim da União Soviética, em 1991, a Guerra Fria não terminou de imediato, mas as tensões certamente diminuírem. O que também diminuiu foi o ímpeto das agências de segurança, militares e FBI em descobrirem onde William Howard Hughes estaria.

Por quase 30 anos, seu nome não foi mencionado em nenhum reportagem da imprensa, tampouco esforços militares foram feitos em encontrá-lo, ainda que seu nome tenha permanecido em uma lista de procurados.

4. Inconsistências em passaporte fizeram ser encontrado

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Em junho de 2018, Barry O'Beirne, que na verdade era Hughes, foi encontrado em Daly City, na Califórnia, por agentes do Departamento de Estado dos EUA. Tudo fazia parte de uma intensa investigação sobre inconsistências em passaportes de alguns cidadãos norte-americanos.

Foi essa a questão que pôs fim ao disfarce mantido por 35 anos. Neste mesmo dia, foi levado sob custódia dos agentes federais.

5. Foi condenado à prisão por 45 dias

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Levado para a Base Aérea de Travis, em Fairfield, na Califórnia, Hughes teve os últimos 35 anos questionados e investigados pelos agentes. Neste processo, o ex-militar afirmou inúmeras vezes que nunca foi espião, tampouco entregou segredos a inimigos dos Estados Unidos.

De acordo com seus relatos, a fuga se deu por estar deprimido com o trabalho no exército, optando por desaparecer, sem ter que lidar com as consequências. No julgamento que poderia condená-lo a até 5 anos de prisão, Hughes acabou se dando bem.

Apesar de ser considerado culpado de deserção, sua condenação se ateve a 45 dias em uma prisão militar. Ele chegou a apresentar um recurso da sentença, mas perdeu e foi obrigado a cumprir sua pena.

6. Tornou a desaparecer

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Depois de cumprir sua pena, Hughes sumiu novamente. Como já estava considerado livre, ele decidiu tomar um rumo desconhecido. Nem mesmo seus familiares sabem onde encontrá-lo. Para sua tristeza, fez isso sozinho, já que a esposa com quem havia casado entrou com pedido de anulação do casamento, alegando que ele não era quem havia dito ser.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: