Artes/cultura
07/10/2023 às 10:00•2 min de leitura
Segundo as religiões abraâmicas, depois que Deus criou a Terra, ele fez o homem na forma de Adão e o colocou no Jardim do Éden. Embora a humanidade tenha sido posteriormente expulsa desse paraíso, alguns teóricos ao longo dos séculos acreditam que ele teria sido um lugar real — ou pelo menos baseado em um. Então, qual a localização real do Jardim do Éden?
Conforme descrito na Bíblia, esse lugar era "como um paraíso na Terra", o que fez com que as pessoas ficassem ansiosas para encontrá-lo. No Livro de Gênesis, por sua vez, diz-se que ele fica no ponto de encontro de quatro rios. Com essas informações em mãos, as primeiras teorias passaram a surgir.
(Fonte: Getty Images)
Conforme a história do Jardim do Éden, quando Deus criou o homem, ele também criou um paraíso verdejante. No centro deste jardim havia uma árvore: a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, cujo fruto era proibido para consumo humano. No final, Deus precisou expulsar Adão e Eva do local por quebrarem a regra e adquirido o conhecimento do bem e do mal.
As primeiras especulações sobre a real localização deste paraíso vêm de uma passagem do livro de Gênesis: "E saía um rio do Éden para regar o jardim; e daí se separou e se tornou quatro cabeças. O nome do primeiro é Pisom; é isso que circunda toda a terra de Havilá, onde há ouro; e o ouro daquela terra é bom; há o bdélio e a pedra ônix. E o nome do segundo rio é Giom; o mesmo é o que circunda toda a terra de Cuxe. E o nome do terceiro rio é Tigre; é o que vai para o oriente de Assur. E o quarto rio é o Eufrates."
Nesse sentido, a Bíblia fornece critérios claros para a identificação do Jardim do Éden. Então, quais locais ao longo do mundo se encaixam nessa definição?
(Fonte: Wikimedia Commons)
De modo geral, os rios Tigre e Eufrates são pertencentes ao Crescente Fértil. Com base nisso, a resposta mais óbvia para a origem do Jardim do Éden é que ele ficaria em algum lugar na Mesopotâmia. Além de abrigar os rios citados anteriormente, a região também foi a parte do mundo onde ocorreram muitos dos eventos na Bíblia.
Ainda assim, existe grande debate sobre a localização perfeita. A área mais cotada pelos teóricos é o Golfo Pérsico, sobretudo regiões entre o sul do Iraque, do Kuwait e do Iran, onde os rios Tigre e Eufrates encontram o mar. Contudo, há também quem afirme que as origens do Jardim do Éden provavelmente se encontram no berço científico da própria humanidade: a África.
Porém, é também preciso pensar que talvez nunca tenha existido uma localização real do paraíso na Terra, seja porque ele nunca existiu ou porque o mundo mudou tão drasticamente desde então que o local não existe mais na história moderna. Quer tenha sido real ou mítico, a sua verdadeira e exata localização deve permanecer indefinida para sempre.