A Bíblia Sagrada é a mesma desde que foi escrita?

27/11/2022 às 13:003 min de leitura

A Bíblia Sagrada não é a mesma desde que começou a ser elaborada. Há diferentes razões para isso, como traduções e reinterpretações dos manuscritos. Ela não é um livro único, mas um compilado de diversos livros reunidos, que foram sendo escritos ao passar dos anos. Nos primeiros séculos de sua existência, as cópias eram feitas à mão, e não por profissionais.

Esse detalhe resultava em erros, omissões de partes dos manuscritos originais e, mais importante, modificações, tanto por problemas na tradução, como por desejo de quem fazia a cópia. Não há edição "número um" da Bíblia, pois foi sendo construída conforme os acontecimentos se sucediam. Porém, estima-se que os primeiros escritos possuam 4000 anos.

A Bíblia foi um esforço coletivo

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Cerca de 40 homens, em um período de aproximadamente 1500 anos, são os responsáveis pela composição dos 66 livros incluídos na Bíblia Sagrada que conhecemos hoje. O termo "Bíblia" vem do grego "ta biblia ta hagia", que significa "os livros sagrados". Ela é dividida em duas partes: Antigo e Novo Testamento.

De acordo com a tradição judaico-cristã, Deus teria revelado aos homens as histórias contidas no Antigo Testamento, que derivam de lendas surgidas no território que hoje compreende o Líbano, Palestina, Israel e áreas da Jordânia, Egito e Síria. Esta parte do livro é equivalente à Bíblia hebraica, da qual a cristã se deriva.

O Antigo Testamento se alonga desde a criação da Terra até a expulsão dos judeus para a Babilônia. Historiadores acreditam que ele tenha começado a tomar forma como resultado dos registros da história real e lendas heróicas feitos por escribas de Ezequias, o rei de Judá, por volta do século VIII a.C.

Já o Novo Testamento narra a jornada pós-nascimento de Jesus Cristo, mostrando o que viria a ser o cristianismo. Seus 27 livros foram escritos, originalmente, em grego. As seções que o compõem foram redigidas cerca de 40 anos após as cartas de Paulo. Elas são os documentos cristãos mais antigos, fornecendo uma visão das crenças fundamentais à teologia cristã.

Quem organizou os livros para criar a Bíblia?

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

O consenso é que os primeiros líderes da Igreja Primitiva, como é chamada a congregação do tempo dos apóstolos, teriam sido os primeiros a unificar os diferentes livros que compõem a Bíblia, por volta de 300 a 400 anos depois de Cristo. Registros indicam que eles teriam se reunido para debater quais escrituras conteriam, realmente, a "palavra de Deus".

Eram realizados concílios, reuniões para que os livros recebessem aprovação e aceitação dos líderes em um processo conhecido como canonização. O termo é derivado da palavra latina "cânon", equivalente a regra ou padrão.

Nestes concílios, os escritos eram submetidos à aprovação e deveriam se enquadrar nas exigentes regras e parâmetros, de modo a ter sua legitimidade aferida. A Bíblia atual teve sua estrutura definida pelo Concílio de Trento, realizado entre os anos de 1545 e 1563. A título de curiosidade, o primeiro concílio a debater a fé e doutrina cristã foi o de Niceia, no ano 325 d.C.

As mudanças nos textos bíblicos

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Muitos estudiosos têm se debruçado sobre os manuscritos gregos que compõem o Novo Testamento. Pesquisadores do Seminário Teológico Batista de Nova Orleans, por exemplo, encontraram mais de 17 mil páginas de variações. No caso dos 10 Mandamentos, por exemplo, a depender da tradução, o décimo mandamento não faz nenhuma citação sobre cobiça. 

Já no evangelho de Marcos, a Bíblia cita que Jesus ressuscitou no terceiro dia após sua crucificação, aparecendo para seus discípulos. No entanto, os manuscritos originais não relatam essa visita. No evangelho de João original, ele não inclui a parte que Jesus teria desafiado as pessoas que desejavam apedrejar uma mulher acusada de adultério.

Apesar dessas mudanças, todos os historiadores costumam apontar que as alterações foram feitas por tradutores, de modo a tornar o texto mais claro, não de mentir.

Os números da Bíblia

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Os dados mais recentes da Wycliffe Global Alliance, de 2022, indicam que a Bíblia já foi traduzida para 724 idiomas. Anualmente, são vendidas aproximadamente 100 milhões de cópias. Originalmente, os manuscritos que a compõem foram redigidos em três idiomas: grego, hebraico e aramaico. 

Atualmente, existem duas versões diferentes da Bíblia Sagrada: uma católica, com 73 livros, e uma protestante, com 66. É comum que algumas versões "apelidadas" existam, mas apenas para diferenciar as traduções, sendo o conteúdo o mesmo.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: