Esportes
29/12/2023 às 12:00•3 min de leitura
Lugares secretos e proibidos sempre instigam nossa imaginação, e há um fascínio especial em explorar o desconhecido. De redes de túneis subterrâneos a cidades construídas para se protegerem durante guerras, há um mundo escondido sob nossos pés que nos é negado por diversas razões. Vamos desvendar as curiosidades por trás de cinco desses lugares misteriosos.
Há quem afirme que Tóquio possui 8 vezes mais túneis do que o declarado oficialmente. (Fonte: GettyImages/ Reprodução)
Embaixo das movimentadas ruas de Tóquio, existe uma complexa rede de túneis e passagens que desafiam a imaginação. Um jornalista desvendou discrepâncias entre mapas antigos e novos, revelando não apenas túneis desconhecidos, mas também uma aparente tentativa de ocultá-los.
Estima-se que cerca de 2 mil km de túneis se estendem sob a cidade, muitos deles construídos durante a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria. O mistério persiste, sugerindo que esses túneis podem ter usos secretos até os dias de hoje.
Há túneis ferroviários em Nova York abandonados desde o século 19. (Fonte: Getty Images/ Reprodução)
Além das icônicas linhas de metrô de Nova York, há uma rede subterrânea de túneis esquecidos e desativados que contam histórias intrigantes. O túnel 61, abaixo do Waldorf Astoria, já serviu a presidentes e foi considerado como rota de fuga para George Bush.
O Aqueduto de Croton, um aqueduto subterrâneo de 66 km desativado desde a década de 1950, é uma maravilha preservada que transportava água para a cidade. Esses espaços subterrâneos revelam uma Nova York que vai além do que vemos na superfície movimentada da cidade que nunca dorme.
Dixia Cheng foi construída para ser um lugar de refúgio numa possível guerra contra a União Soviética. (Fonte: Wikicommons/ Reprodução)
A Dixia Cheng, ou "cidade subterrânea" de Pequim, é um monumento à engenhosidade humana durante a Guerra Fria. Construída à mão pelos cidadãos para abrigar 40% da população em caso de guerra com a Rússia, a cidade cobre uma vasta área de 85 km².
Embora apenas uma fração seja aberta a visitantes, os corredores e túneis não explorados abrigam a "Tribo dos Ratos", que são as pessoas pobres que tomaram conta dos pequenos espaços disponíveis no lugar. Este complexo, conhecido como "A Masmorra", continua envolto em segredos e mistérios.
Londres também esconde seus túneis misteriosos que carregam segredos de séculos. (Fonte: GettyImages/ Reprodução)
A história de Londres se desenrola não apenas nas ruas, mas também nos túneis subterrâneos que ligam edifícios governamentais e câmaras secretas. Construídos principalmente pelos Correios, British Telecom e Ministério da Defesa, esses túneis foram projetados para proteger a comunicação e máquinas contra ameaças durante a Guerra Fria.
A revelação mais recente é o túnel secreto do Postmaster General, emergindo no coração do governo, agora parte do luxuoso hotel "The OWO". O local era o antigo quartel do ex-primeiro-ministro Winston Churchill.
Roma também possui uma vasta área subterrânea onde não podemos entrar. (Fonte: GettyImages/ Reprodução)
Roma, cidade eterna, esconde um labirinto de túneis e pedreiras que datam de sua fundação. Esses túneis foram usados ao longo dos séculos como catacumbas, esgotos e até mesmo abrigos antiaéreos durante a Segunda Guerra Mundial.
Recentemente mapeados por geólogos para evitar colapsos, esses túneis são um testemunho do uso adaptativo ao longo da história, desde a Roma Antiga até os dias atuais.