Fuja das tentações nas festas de aniversário

22/09/2011 às 16:532 min de leitura

A dieta mal completou uma semana e apareceu uma festa de aniversário, cheia de tentações. Você pensa em desistir da dieta ou então recusar o convite, mas não é preciso escolher nenhuma dessas opções.

É possível manter o regime mesmo indo a um evento cheio de salgadinhos, docinhos e bolo. Para tanto, a palavra chave é o planejamento. Em primeiro lugar, confira o horário da festa e se será possível substituir alguma das refeições.

Assim, se o aniversário acontecer à noite, invista em um café da manhã e almoço bem leves, ricos em fibras e pobres em gorduras, para prolongar a saciedade e poupar calorias.

Outra dica é consumir um lanchinho light antes de ir para o evento. Dessa maneira, ao chegar, você não irá se sentir tão faminto (e ansioso) e escolherá o que comer com mais cuidado.

Escolhendo os salgados

Quando a fome bater, analise com calma as opções disponíveis para saciá-la. Se a festa for do tipo coquetel, passe longe dos salgadinhos fritos, empadinhas e croissants. Ricos em gordura e calorias, eles podem prejudicar todo o esforço da semana com a dieta.

Prefira consumir as versões assadas ou então esqueça esses alimentos. Em algumas festas, é possível encontrar tábua de frios, pipoca (rica em fibras) e sanduíches em metro, que são opções mais saudáveis para você manter a silhueta em dia.

No primeiro exemplo, sirva-se de ricota e peito de peru defumado. Já no caso dos sanduíches em metro, experimente aquele que foi feito com pão integral e recheio vegetariano.

Se a festa seguir o estilo de buffet, não seja a primeira a se servir. Veja o que as pessoas estão escolhendo e escute comentários, para optar por aquilo que realmente valha a pena. Ocupe espaço no prato com saladas e proteína magra (peixes e frango, por exemplo), mas escolha uma pequena porção de um dos alimentos calóricos para satisfazer o apetite.

É hora da sobremesa!

Principalmente em festas de criança, é comum encontrar pequenos potes de gelatinas para sobremesa. Eles são uma ótima opção para substituir os docinhos, já que possuem apenas 50 calorias. Picolés de frutas também podem ser consumidos sem peso na consciência.

Quem não conseguir resistir aos brigadeiros e beijinhos deve comer com moderação para não extrapolar nas calorias.

Quanto ao bolo, o melhor é passar longe. Independente do recheio, ele costuma ser uma bomba calórica, podendo conter quase 500 calorias por fatia. Se não conseguir evitar, pegue uma porção bem reduzida.

O que beber?

A água é sempre a melhor opção para quem está de dieta, mas não é preciso ser tão rigoroso em uma festa de aniversário. Procure os refrigerantes light ou sucos naturais, que não têm tantas calorias.

Entre as bebidas alcoólicas, escolha o vinho tinto ou branco, em vez do champanhe, e fuja dos coquetéis feitos com leite condensado e destilados. Alterne sempre o álcool com a água, para se sentir saciado sem consumir tantas calorias.

Truques para não perder a linha

É importante não prestar atenção apenas na comida enquanto estiver no evento. Aproveite a oportunidade para conversar com os amigos e conhecer pessoas novas. Para manter as mãos ocupadas e livres dos petiscos calóricos, esteja sempre segurando com um copo cheio (de água ou refrigerante light).

Quando a vontade de comer um salgadinho frito bater, vá retocar a maquiagem ou simplesmente saia de perto das tentações, distraindo o pensamento.

Se estiver sentada, coloque todos os papeis que envolvem os alimentos ao seu lado, para poder controlar quanto comeu. E sempre mastigue bem cada unidade, para aproveitar aquele momento de regalia.

Tenha sempre em mente que evitar as tentações não é uma punição, mas sim um bem que você está fazendo ao seu corpo. Com certeza, quando colocar o vestido justo para a próxima festa, o esforço terá valido a pena.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: