Ciência
24/11/2011 às 16:14•4 min de leitura
As sopas são pratos saborosos, nutritivos e, acima de tudo, versáteis. Aqui no TodaEla já mostramos versões magras para aquecer o inverno e até mesmo doces para variar as opções na estação mais fria do ano. Agora, com a chegada do verão, é a vez de conferir as sopas frias.
Esse novo jeito de preparar as sopas pede ingredientes mais leves e saudáveis, o que significa que a quantidade de calorias por porção diminui consideravelmente. Por esse motivo, é preferível que a sopa fria seja consumida de maneira diferente do que os pratos de inverno – enquanto as sopas quentes são consumidas como prato principal, as versões geladas são ótimas opções de entrada, podendo inclusive substituir as saladas.
Além do pequeno número de calorias, o fato de consumirmos as sopas frias antes da refeição principal também é importante para contribuir com a dieta, pois elas causam uma sensação de saciedade e diminuem a fome, fazendo com que o consumo de alimentos seja reduzido.
Outra diferença fundamental é que as sopas frias são mais nutritivas do que os pratos quentes. Isso porque o cozimento dos ingredientes faz com que grande parte das suas propriedades seja eliminada. Mas para preparar as versões frias, boa parte dos ingredientes é usada naturalmente, dispensando o cozimento. Além disso, uma grande variedade de frutas pode ser adicionada às receitas. O resultado é um alimento que conserva suas fibras naturais e ainda é rico em vitaminas e nutrientes essenciais ao organismo.
No entanto, é recomendado que as sopas frias não sejam o único prato a compor uma refeição. Por serem alimentos leves, elas não representam o número total de calorias necessárias em uma dieta saudável. Por isso, aposte em acompanhamentos magros como peixe, frango ou omelete para complementar sua refeição com a quantidade de calorias, carboidratos e proteínas que seu organismo necessita.
Confira nossas sugestões de sopas frias e tenha um verão mais saboroso e refrescante!
Calorias por porção: 55 calorias
Rendimento: 4 porções
Ingredientes:
Modo de preparo:
Pique o dente de alho bem fininho e coloque em um recipiente fundo. Adicione o iogurte, a água e a polpa do pepino, que deve ter sido processada em uma centrífuga. Mexa tudo e leve à geladeira por 1 hora para que o caldo esfrie e o gosto do alho e o pepino fiquem mais acentuados. Na hora de servir, coloque a sopa em pratos fundos, salpique o manjericão ou orégano. Coloque um fio de azeite em cada prato e sirva com torradas.
Sopa fria de cenoura com gengibre
Calorias por porção: 135 calorias
Rendimento: 6 porções
Ingredientes:
Modo de preparo:
Pique as cenouras, a batata e a cebola em cubinhos. Em seguida, cozinhe os vegetais na água com o caldo de galinha. Quando estiverem bem macios, retire do fogo. Em um liquidificador, bata os vegetais cozidos, juntamente com o caldo, até que se forme uma mistura cremosa. Depois acrescente o gengibre e bata mais um pouco. Deixe esfriar completamente, se necessário leve à geladeira. Sirva em seguida.
Sopa de alho-poró com hortelã
Calorias por porção: 40 calorias
Rendimento: 2 porções
Ingredientes:
Modo de preparo:
Corte o alho-poró em rodelas e coloque em uma panela com água fervente em uma quantidade suficiente para cobri-las. Deixe cozinhar até que fiquem bem macias e retire do fogo. Em seguida, bata o alho-poró em um liquidificador, adicionando a água do cozimento aos poucos até que a mistura fique com a textura desejada. Adicione também algumas folhas de hortelã. Coloque sal a gosto. Deixe esfriar completamente. Antes de servir, salpique hortelã picada sobre o creme e despeje um fio de azeite.
Sopa de abacate com nozes picadas
Calorias por porção: 250 calorias
Rendimento: 1 porção
Ingredientes:
Modo de preparo:
Em um liquidificador, bata o abacate com a água de coco. Em seguida, coloque a mistura em um recipiente e adicione os outros ingredientes. Misture gentilmente, acrescente cubos de gelo e sirva o prato.
Sopa de tomate com manjericão
Calorias por porção: 60 calorias
Rendimento: 2 porções
Ingredientes:
Modo de preparo:
Corte os tomates mantendo as sementes e a pele. Coloque em uma panela com água fervente em uma quantidade suficiente para cobri-los. Deixe cozinhar até que fiquem bem macios e retire do fogo Em seguida, bata os tomates em um liquidificador, adicionando a água do cozimento aos poucos até que a mistura fique com a textura desejada. Adicione também algumas folhas de manjericão. Coloque sal a gosto. Deixe esfriar completamente. Antes de servir, salpique manjericão picado sobre o creme e despeje um fio de azeite.
Sopa fria de abóbora
Calorias por porção: 149 calorias
Rendimento: 6 porções
Ingredientes:
Modo de preparo:
Em uma panela, coloque o caldo de legumes dissolvido na água. Acrescente o leite, a cebola picada, a abóbora cozida e deixe ferver. Retire do fogo, espere esfriar e bata a mistura no liquidificador até formar um creme homogêneo. Adicione o creme de leite e misture. Tempere com sal e pimenta a gosto. Deixe esfriar completamente. Em seguida, sirva a sopa acompanhada dos cubinhos de queijo e das folhas de manjericão.
Calorias por porção: 93 calorias
Rendimento: 4 porções
Ingredientes:
Modo de Preparo:
Aos poucos, coloque os ingredientes em um liquidificador e bata até que estejam triturados. Certifique-se de que o liquidificador está bem tampado e bata os ingredientes em velocidade alta. Depois coloque a mistura em uma tigela grande. Cubra e leve à geladeira. Quando o creme estiver gelado, separe pequenas porções e sirva.
Mais dicas para saborear as sopas frias