Ciência
31/10/2012 às 12:22•1 min de leitura
Crédito: Thinkstock
Com a chegada do calor, a sede aumenta e muitas pessoas recorrem não apenas à água para se hidratar, mas também a refrigerantes. Mas uma pesquisa realizada pela Universidade de Osaka sugere um alerta que pode mudar esses hábitos. Segundo os especialistas, beber ao menos um copo de bebidas efervescentes por dia aumenta o risco de ocorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) nas mulheres.
O estudo descobriu que o consumo diário de bebidas efervescentes açucaradas (por mais que sejam de baixa caloria), como os refrigerantes, eleva em 80% o risco de formar um coágulo de sangue no cérebro. Nos homens, essa influência não é tão expressiva. Os resultados foram divulgados nessa semana pelo Daily Mail e publicados no American Journal of Clinical Nutrition.
Vale lembrar que outras pesquisas na área já relacionam o consumo de refrigerantes com o surgimento da obesidade e da diabetes do tipo dois, que também são fatores de risco para a ocorrência de um AVC. Assim, recomenda-se tirar as bebidas efervescentes da dieta para não colocar a sua sáude em risco.