
Estilo de vida
11/01/2013 às 08:19•1 min de leitura
Crédito: Thinkstock
Não é segredo que o sorvete é um vilão da dieta: além de ser rico em calorias, cada porção também possui muitas gorduras. Porém, uma nova pesquisa realizada pela Universidade de Yale revelou ainda mais malefícios dessa delícia de verão. Por ser rica em frutose, açúcar utilizado na produção de alimentos industrializados, ela faz com que você sinta mais fome.
A descoberta foi publicada no Journal of the American Medical Association na última semana. De acordo com as informações do Daily Mail, a frutose que é utilizada em biscoitos, sorvetes e outros alimentos processados está favorecendo a obesidade, a partir do momento que aumenta o apetite de quem os consome.
Para analisar a influência desse açúcar no surgimento da fome, os pesquisadores analisaram o organismo de 20 adultos saudáveis após a ingestão de glicose e frutose por meio de ressonância magnética. Após consumir a primeira, os níveis de sangue no cérebro ao redor do hipotálamo, que regula o apetite, foi menor do que em relação à segunda.
Isso indica que a glicose não estimula a fome após sua ingestão, ao contrário da frutose, que favorece o apetite. O resultado é o consumo de um número maior de calorias do que o organismo realmente precisa, o que leva ao sobrepeso.
Vale lembrar que a frutose também está presente nas frutas, mas nesse caso, não é prejudicial à saúde. Isso porque a quantidade é pequena e os riscos são compensados pelos benefícios apresentados nesses alimentos.
Assim, se você quer perder peso, vale ficar longe de biscoitos, sorvetes e sucos industrializados para controlar seu apetite. Além disso, em suas receitas, a dica é substituir a frutose pela glicose para deixar o prato mais saudável.