Se tomássemos o sangue de um bêbado, ficaríamos bêbados também?

30/05/2014 às 05:362 min de leitura

Suponhamos que você é um vampiro sedento por sangue — morrendo de fome mesmo — e, de repente, se depara com uma presa fácil cambaleando em um beco escuro. Então, você não pensa duas vezes e crava os seus dentinhos no pescoço da vítima, mas, depois de alguns bons goles, você percebe que atacou um bêbado! E agora? Será que se tomarmos o sangue de uma pessoa embriagada também ficaríamos embriagados?

Alguém fez essa pergunta — sem a história vampiresca — ao pessoal do what if?, e a resposta foi bem interessante. Primeiro precisamos considerar que um humano adulto conta com aproximadamente 5 litros de sangue no corpo, e que apesar de existirem raros registros de indivíduos que sobreviveram com um índice de 1% de álcool no sangue, o normal é que 50% das pessoas com um índice de superior a 0,4% morram de bêbadas.

Com esses números estabelecidos — 5 litros e 0,4% de índice alcoólico —, então imagine que você tomou todo o sangue de um bebum em um curto intervalo de tempo. O que aconteceria depois? Você provavelmente vomitaria todo o sangue, por que, afinal... seu organismo rejeitaria toda essa quantidade da substância. Mas, e se você fosse um vampiro bem treinado e com estômago de aço?

Superestômago

Nesse caso, o pessoal do what if calcula que você teria ingerido um total de 20 gramas de etanol, o que é a mesma quantidade que obtemos depois de tomar perto de meio litro de cerveja. Assim, dependendo do seu peso, essa quantidade de álcool poderia fazer com que o índice dessa substância no seu sangue subisse para 0,05% — quase nada, mas alto o suficiente para deixar você em maus lençóis se você fosse pego dirigindo, por exemplo.

Com 0,05% de álcool no sangue, isso significa que apenas 1/8 do etanol presente no organismo da sua vítima acabou absorvido pelo seu. Aliás, suponhamos que um vampiro canibal decida sugar o seu sangue depois de você ter terminado com o bêbado! Então, apenas 0,006% do álcool presente no seu sangue seria absorvido pelo outro vampiro e, depois de essa sangria toda se repetir por 25 vezes, restariam menos de 8 moléculas de álcool no sangue do último vampiro.

Mas, e se...

Portanto, respondendo à pergunta que abre esta matéria, beber o sangue de uma pessoa bêbada provavelmente não deixaria você bêbado. Por outro lado, antes que você decida passar para o lado das trevas, saiba que você pode contrair diversas doenças ao tomar o sangue dos outros.

Embora a maioria dos vírus que existem por aí não ser capaz de sobreviver à ação do nosso estômago, eventuais cortes e arranhões na boca e garganta podem ser vias de transmissão de doenças. Alguns exemplos de enfermidades que podem ser transmitidas através do sangue, como você já deve saber, são as hepatites B e C, HIV e o ebola. 

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: