publicidade

Dia Mundial contra a Hepatite: se informe e aprenda a combater esse mal

28/07/2017 às 05:052 min de leitura

“Hepatite”, caso você não saiba, é o nome dado à inflamação do fígado, seja ela causada por agentes infecciosos, como é o caso de vírus e bactérias, pelo uso de determinados medicamentos, pelo consumo abusivo de álcool e drogas, ou por algumas doenças, entre elas, genéticas, autoimunes e metabólicas.

Você deve ter ouvido falar a respeito de hepatites designadas por letras, como é o caso das hepatites A, B, C, D e E, certo? As hepatites dos tipos D e E são mais frequentes na África e Ásia, e existem ainda as do tipo F e G, que são subgrupos da hepatite C e são mais incomuns. Mas, voltando aos tipos mais recorrentes, os mais comuns no mundo — e aqui no Brasil — são as inflamações causadas pelos vírus A, B e C, e milhões de pessoas são portadoras sem saber.

E focando mais aqui no nosso país, de acordo com um levantamento feito pelo pessoal da euroClinix, a estimativa é que existam entre 1,5 e 2 milhões de brasileiros portadores de hepatites e, desses, apenas 300 mil sabem que têm a doença. O problema é que, quando não são tratadas, existe o risco de as hepatites evoluírem e se tornarem crônicas — e inclusive darem origem a problemas mais graves no fígado, como é o caso do câncer e da cirrose.

Não é a toa que a hepatite hoje é considerada um problema de saúde pública e, portanto, é de suma importância fazer exames periódicos para garantir que você não é portador de nenhum dos vírus. Além disso, conhecer as diferentes formas de contágio e transmissão, bem como quais são os tratamentos indicados para cada caso, é um grande passo para combater a doença.

Hoje, aliás, é o Dia Internacional contra a Hepatite, e o infográfico a seguir — criado pelo pessoal da euroClinix — traz todas as informações necessárias para que você saiba como evitar a doença, identificar seus sintomas mais comuns e aprender a combatê-la. Confira:

infografico dia mundial contra hepatite 2017
publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: