Esta comparação de alimentos “saudáveis x não saudáveis” é surpreendente

15/08/2017 às 06:175 min de leitura

Quem nunca se deparou com listas mostrando comparações entre alimentos considerados como saudáveis contra comidinhas e petiscos tidos como “porcarias”? No entanto, você já percebeu que, às vezes, quando analisamos o equivalente calórico dos dois grupos — “saudáveis x não saudáveis” —, fica evidente que a diferença de calorias entre essas duas opções nem é tão grande assim?

Pois, de acordo com Sarah Schmalbruch, do site Business Insider, uma blogueira britânica chamada Lucy Mountain — que se dedica a postar conteúdos focados em boa forma e saúde — resolveu criar uma conta no Instagram (que você pode acessar através deste link) para mostrar justamente esse comparativo, de quantas calorias alguns alimentos saudáveis têm em comparação com itens não saudáveis, e para demonstrar que nem sempre as opções consideradas como mais benéficas para a nossa dieta são as menos calóricas.

Na verdade, Lucy defende que não deveríamos restringir nem erradicar nada de nossas dietas, mas sim aprender a comer com moderação. Além disso, com os posts, ela tenta mostrar que, de modo geral, os alimentos “saudáveis” costumam ter mais micronutrientes do que as opções “não saudáveis”, mas não necessariamente menos calorias. Então, no fundo, não deveríamos olhar apenas para esse indicador na hora de selecionar os itens que deveriam estar nos nossos pratos, e sim para o conteúdo nutricional. Confira alguns exemplos a seguir:

1 – Amêndoas x balinhas

2 – Batatinhas x chips de verduras

3 – Morangos frescos x morangos secos

4 – Picolé de fruta x picolé de chocolate

5 – Torradas com diferentes quantidades de manteiga

6 – Chocolate ao leite x chocolate meio amargo

7 – Chocolate ao leite x chocolate sem glúten, lactose e trigo

8 – Saladas de frutas preparadas com ingredientes diferentes

9 – Gin com tônica x vinho branco

10 – Saladas

A significativa diferença de calorias entre uma salada e outra se dá por conta da escolha de alguns ingredientes. Enquanto a opção da esquerda conta com meia torrada picadinha, molho caseiro feito à base de iogurte e mostarda, a da direita foi preparada com molho industrializado, queijo parmesão e croutons, isto é, pedacinhos de pão frito. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: