279
Compartilhamentos

7 benefícios para a sua saúde prometidos pelo chá de hibisco

No começo do ano, descobri que eu estava com os triglicerídeos levemente acima do ideal. Enrolado que sou, só mostrei para meu médico há pouco tempo, que “receitou” atividade física para melhorar. Ao comentar sobre isso com minha mãe, ela veio com a cura milagrosa: “Tome chá de hibisco! Foi a única coisa que me ajudou”.

Bem, opinião de mãe a gente respeita, e eu comecei a beber o chá todos os dias, mas é sempre bom dar uma olhada se ele realmente é tão bom assim. Por isso, fui atrás das vantagens desse produto (sobre o qual eu nunca tinha ouvido falar, mas já considero pacas) e trago o que descobri para vocês:

1. Controla a pressão sanguínea

De acordo com um relatório da Associação Americana do Coração, publicado em 2008, o chá de hibisco ajuda a diminuir a pressão em indivíduos que quadros leves de hipertensão. Como essa bebida possui propriedades anti-inflamatórias, ela reduz a pressão em até 10 pontos. Para isso, é necessária a ingestão diária de ao menos 3 xícaras do chá.

2. Reduz o colesterol e os triglicerídeos

O chá de hibisco puro, sem adição de adoçantes, é capaz de reduzir o colesterol LDL (o chamado “ruim”) e os triglicerídeos, sendo indicado para pessoas que possuem transtornos ligados ao excesso de açúcar, como o diabetes. Por isso, ele é ótimo para proteger contra doenças cardíacas e vasculares.

3. Protege o fígado

Se você tem problemas hepáticos, o chá de hibisco poder ser um grande aliado, de acordo com um estudo publicado em 2000. Ele tem propriedades antioxidantes, que neutralizam radicais livres presentes em tecidos e células, podendo, inclusive, aumentar a vida útil de alguns órgãos como o fígado.

4. Propriedades anticâncer

O chá de hibisco contém um ácido protocatecuico, que naturalmente tem uma função antitumoral. Uma pesquisa da Universidade Chung Shan, de Taiwan, mostrou que a bebida retarda o crescimento de células cancerosas, fazendo com que elas enfrentem a apoptose, isto é, que se programem automaticamente para “morrer”.  

5. Alivia a dor menstrual

Esta dica vai para as mulheres: o chá de hibisco promete um equilíbrio hormonal capaz de reduzir os sintomas ruins da menstruação, como as mudanças de humor, a depressão e, principalmente, as dores desse momento. Vale a pena o teste, não acham?

6. Antidepressivo natural

Outra vantagem excelente do chá de hibisco é a sua propriedade antidepressiva, resultante de vitaminas e minerais flavonoides. Assim, ele é capaz de acalmar o sistema nervoso e reduzir a ansiedade e a depressão.

7. Melhora a digestão e ajuda a perder peso

O chá de hibisco é um excelente diurético natural e regula a micção e os movimentos intestinais. Por isso, ele é ótimo para quem sofre de constipação e até ajuda a perder peso, já que ele faz seu corpo absorver menos a glicose e o amido.

***

Como preparar o chá de hibisco

O chá de hibisco pode ser encontrado em formato de saquinho em várias marcas diferentes. Outra opção, ideal e mais natural, é comprar o produto em lojas de artigos naturais e acrescentar duas colheres de hibisco seco em 1 litro de água quente. Ele pode ser tomado tanto quente quanto frio.

Como ele é amargo, algumas pessoas preferem adoçá-lo. Você pode fazer isso com opções mais naturais, como o mel, evitando colocar açúcar nessa bebida tão benéfica ao corpo. Outras pessoas preferem misturar gengibre ou outros produtos, como o capim-limão, para dar uma disfarçada no gosto. No final, ele fica uma bebida bem vermelhinha e deliciosa! Experimente e nos conte o que achou. 

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.