6 erros que te impedem de ficar com os músculos tonificados
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6 erros que te impedem de ficar com os músculos tonificados

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1. Fazer tudo por conta própria

É batata: quando o verão se aproxima, muita gente resolve tirar a poeira dos tênis e dar uma corridinha no parque à espera de ficar com o corpo em forma. Alguns ainda procuram academias e buscam um resultado milagroso em poucos meses, mas quem leva o exercício físico a sério sabe que a tonificação muscular não é algo tão instantâneo.

O mais indicado é traçar uma meta com especialistas em nutrição e condicionamento físico para que seus objetivos sejam atingidos da maneira ideal, isto é, sem que você sacrifique o seu corpo e visando diminuir o efeito sanfona. E lembre-se: musculação dá resultado, mas necessita de tempo e de esforço!

2. Não variar os exercícios

Depois de buscar um especialista para montar uma rotina correta de exercícios para trabalhar todos os grupos musculares, é bom ter em mente que, mesmo assim, o seu corpo pode se acostumar com esses movimentos. Portanto, é sempre bom variar a rotina de tempos em tempos, para fazer com que esses mesmos grupos musculares sejam ativados de formas diferentes!

Essa variação de rotina vai depender do seu professor: pode ser feita intercalando exercícios rápidos com outros mais demorados ou até com pesos mais leves e pesados. A variedade é a alma do negócio!

3. Não ingerir proteínas suficientes

Muita gente pensa que um corpo ideal significa cortar alimentos, mas a verdade não é bem essa. Ainda que, é claro, seja necessário diminuir alguns itens de suas refeições, principalmente os ricos em carboidratos, é importante se lembrar de que as proteínas são fundamentais para o crescimento muscular.

Opções de proteínas saudáveis não faltam: peixes, carnes magras, ovos, frango e até mesmo alguns suplementos em pó. Importante é saber que cada corpo necessita de uma quantidade específica de proteínas, e só um profissional especializado poderá determinar a dieta ideal para tonificar seus músculos.

4. Não investir em tempo ou intensidade

Para ficar com os músculos de seus sonhos, não basta treinar meia hora por dia com os pesos mais leves: é preciso suar a camisa de verdade! “No pain, no gain”, já dizem os ratos de academia, ou seja, sem dor você não vai conseguir alcançar seu objetivo.

Claro que você deve ter um limite e não expor seu corpo a algo que ele ainda não aguenta. Novamente, é bom se lembrar de que um treinador ajuda na elaboração da rotina necessária de repetições e na quantidade de carga para cada exercício ser aproveitado ao máximo pelo seu corpo.

5. Esquecer-se de tomar água

Normalmente, o corpo humano possui mais de 60% de água, por isso é importante que você se mantenha hidratado sempre! Quando seu corpo pratica uma atividade física, ele vai suar e eliminar líquidos muito mais rapidamente. Esquecer-se da reidratação é um dos maiores erros dos novatos na musculação.

6. Não dormir direito

O sono é fundamental para nossa saúde física e mental, por isso não poderia ser diferente na tonificação muscular. No período em que você está dormindo, todo o esforço é compreendido por seus músculos, que vão, aos poucos, ficando mais tonificados, já que se recuperam totalmente para uma nova sessão de musculação.

*Publicado em 29/8/2017

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