Designers criam pratos que iludem o cérebro e ajudam a emagrecer
56
Compartilhamentos

Designers criam pratos que iludem o cérebro e ajudam a emagrecer

Último Vídeo

Reduzir porções: essa é uma das principais dicas dos nutricionistas para quem quer emagrecer. O problema é fazer isso estando tão condicionado a criar pratos gigantes, sendo que até metade do que você come já te deixaria satisfeito. Pensando nisso, dois estudantes britânicos criaram pratos e talheres com espelhos, que dão a sensação de haver mais comida nas refeições.

A ideia partiu de Saki Maruyama e Daniel Coppen, que utilizaram o reflexo dos alimentos como forma de enganar o cérebro das pessoas. Assim, elas acabam se saciando com menos, apesar de acharem que estão comendo o dobro! Segundo os dois, a ideia principal tem a ver com o futuro da humanidade e a possibilidade de falta de alimentos para uma parcela ainda maior da população.

Espelho faz pensar que existe o dobro de comida no prato

“No futuro próximo, os efeitos das mudanças climáticas terão seu impacto na produção global de alimentos. Ao imaginarmos isso, precisamos perguntar como podemos adaptar nosso apetite e estilo de vida no presente”, explicaram os designers. O kit completo possui dois tipos de prato, uma tigela, um copo, uma faca, um garfo e uma colher, sendo que todos os utensílios possuem partes reflexivas.

Saki e Daniel se basearam em estudos que mostram que a quantidade de comida ingerida está relacionada ao prazer sentido pela refeição: quanto mais alimento, maior satisfação. Outro estudo mostra que a presença de espelhos aumenta a autoconsciência, fazendo as pessoas diminuírem a quantidade ingerida. A eficácia da inovação, entretanto, ainda não foi testada, mas eles não deixam de ser muito criativos, não é mesmo?

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.