8 provas de que seu cérebro é uma supermáquina

12/09/2017 às 05:252 min de leitura

1 – Seu cérebro processa realidade e imaginação da mesma maneira

Nosso cérebro não consegue distinguir realidade de fantasia, e é por isso que nossos sonhos parecem superverdadeiros. É por isso também que cada pessoa enxerga o mundo de uma maneira diferente.

2 – Nosso cérebro não cansa quando o forçamos mentalmente

Não existe verdade na ideia de que, assim como os músculos, o cérebro também se cansa quando usado demais. A sensação de que seu cérebro está fatigado, na verdade, tem a ver com as suas emoções – a quantidade de sangue no cérebro é sempre a mesma, independente se você está trabalhado muito ou não.

3 – O cérebro é automático

Muitos dos pensamentos que você tem hoje têm a ver com o que você viveu ontem, e isso acontece porque nosso cérebro trabalha de maneira automática, se comportando de maneira quase previsível. É por isso que é difícil mudar a forma de pensar de uma pessoa – quem é pessimista demais precisa conscientemente pensar positivo por vários dias para que as mudanças aconteçam, por exemplo.

Um perto de um sinal

4 – Nossos pensamentos podem se tornar reais

Parece coisa de livro de autoajuda, mas é neurociência: nossos pensamentos realmente podem se tornar reais, e isso acontece por causa de um fenômeno chamado “viés da confirmação’. Se você gosta muito da ideia de ir para Londres, seu cérebro vai fazer com que você procure referências da capital inglesa no seu dia-a-dia. Simples assim.

5 – É preciso treinar o cérebro

Assim como seus músculos ficam tonificados depois que você começa a treinar, seu cérebro também precisa de treino, só que de um jeito diferente. Para garantir um bom funcionamento da sua máquina pensante, aposte em jogos como tetris e em atividades como a leitura e aprender novos idiomas. Dormir bem e praticar atividades físicas também garantem o bom funcionamento do cérebro.

6 – Não existe descanso em termos de atividade cerebral

Mesmo quando estamos dormindo o cérebro está trabalhando. Como esse órgão conduz todas as atividades do corpo, inclusive as que não controlamos, ele nunca descansa.

Jim Parsons

7 – Se esquecer de algumas coisas é bom

Para guardar novas memórias, seu cérebro se livra de informações desnecessárias, e está tudo bem que isso aconteça. Não temos a capacidade de sempre escolher o que lembrar e o que esquecer, mas nosso cérebro faz isso muito bem, para se manter sempre ativo.

8 – É possível mudar o cérebro

Graças a um processo chamado “neuroplasticidade”, nosso cérebro vive mudando e se adaptando. Isso acontece porque cada atividade cerebral gera novas conexões entre os muitos neurônios que temos. Se pensamos muito sobre uma coisa que achamos que não somos capazes de fazer, essa ideia vai se tornando cada vez mais forte em nosso cérebro.

A boa notícia é que o inverso também funciona, e se pensamos que somos, sim, capazes de conquistar determinada coisa, nosso cérebro vai trabalhar para que isso, de fato, aconteça. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: