Se você tivesse que comer só um alimento para sobreviver, qual seria ele?

21/12/2018 às 03:002 min de leitura

Todo mundo está careca de saber que é superimportante seguir uma dieta saudável para manter os níveis de nutrientes em equilíbrio no organismo, certo? Mas, e se porventura você se visse em uma circunstância extrema em que fosse obrigado a se alimentar com apenas um único tipo de comida para sobreviver, você tem noção de qual item seria uma boa escolha? Pois, se por azar você passasse por essa situação, uma das melhores opções seria as batatas.

Batatas(Pixabay/Christos Giakkas)

Em primeiro lugar, vale destacar que, para sobreviver, nós precisamos de 20 aminoácidos — dos quais nove são essenciais e não são produzidos pelo organismo, o que significa que eles são obtidos através da alimentação.

Além disso, o nosso corpo precisa de uma variedade de vitaminas e minerais para funcionar direito, portanto, seguir dietas muito limitadas em nutrientes pode levar ao surgimento de uma série de problemas de saúde, entre eles o escorbuto, uma doença resultante da deficiência grave de vitamina C e cujos sintomas incluem a má cicatrização, dor nas articulações, sangramento das gengivas acompanhado de inchaço e pus, e perda dos dentes. Pois é... bem desagradável!

Só batata

Mas, voltando às batatas, de acordo com Ellen Airhart, do site Popular Science, esses tubérculos — Solanum tuberosum — contêm todos os aminoácidos dos quais o nosso organismo precisa para funcionar direitinho, sendo assim, com cinco unidades por dia nós conseguiríamos permanecer vivos por algum tempo. Contudo, uma dieta composta exclusivamente por batatas comuns acabaria por causar deficiências vitamínicas também.

Várias batatas(Pixabay/Patricia Maine Degrave)

Só que as S. tuberosum não são as únicas batatas que existem, não é mesmo? Para suplementar a dieta, a pessoa poderia adicionar a batata-doce (Ipomoea batatas) ao cardápio para, assim, incluir as quantidades de vitamina A e E de que precisamos para permanecer saudáveis. Mas, para conseguir manter todas as necessidades nutricionais do organismo em equilíbrio, seria preciso comer muita — mas muita — batata por dia!

Para obter a quantidade recomendada de proteína por dia, seria necessário consumir 25 batatas convencionais (S. tuberosum), enquanto que para não sofrer de deficiência de cálcio, um indivíduo teria que ingerir 34 batatas-doces diariamente — ou 84 unidades da variedade comum. Nós falamos que eram muitos tubérculos para uma única pessoa!

Batata-doce(Pixabay/StockSnap)

Pois, além de a quantidade ser enjoativo comer uma coisa só, um aspecto importante a se considerar sobre a overdose de batatas é que elas são ricas em amido, um tipo de carboidrato que faz com que os níveis de glicose no sangue subam e caiam rapidamente — o que não é muito bom. Segundo Ellen, estudos apontaram que pessoas que consomem grandes quantidades desses tubérculos são mais propensas a desenvolver diabetes e de se tornar obesas.

Com todas essas informações em mente — e considerando que nenhum nutricionista em sã consciência JAMAIS recomendaria uma dieta baseada em um alimento só —, se você tivesse que escolher um único item para sobreviver, a melhor escolha seriam as batatas.

*Publicado em 20/9/2017

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: