Especialista fala sobre diversos mitos relacionados com os nossos cabelos

26/02/2018 às 07:172 min de leitura

O Business Insider conversou com a tricologista Shirley MacDonald, para nos ajudar a desvendar alguns mitos e aprender algumas verdades sobre a saúde dos nossos cabelos. Confira a seguir a resposta para algumas perguntas que possam já ter passado pela sua cabeça também:

1 – É mesmo verdade que os cabelos de uma pessoa continuam crescendo mesmo depois que ela morre?

cabelos crescendo

De acordo com MacDonald, esse é um mito completo. Ela explica que o que acontece é que a cabeça encolhe quando a pessoa está morta, então há a impressão de que os fios de cabelo estão mais compridos. Quando estamos vivos, no entanto, os cabelos crescem cerca de 1 cm por mês.

2 – Piolhos surgem em pessoas mais “porquinhas”?

coçando a cabeça

Ao contrário do que se pode pensar, a higiene de um indivíduo não tem a ver com o fato de ele ter ou não piolhos. Na verdade, os piolhos preferem pessoas com os cabelos bem limpinhos já que, assim, conseguem andar pela cabeça de suas vítimas e sugam o sangue sem dificuldade. Vale lembrar que existem produtos específicos para cuidar desse problema – se houver necessidade, você pode buscar ajuda médica também.

3 – Pintar os cabelos faz mal?

pintar os cabelos

Não é que a tintura seja uma coisa saudável para os cabelos, mas temos outros hábitos que fazem mal, como o uso diário do secador de cabelos. Para garantir que seu cabelo resista à tintura, ao secador, ao Sol e aos percalços da vida, é ideal manter uma dieta equilibrada e apostar em alimentos saudáveis e na ingestão de água.

Tinturas mais claras costumam ser as que mais danificam os fios, e se você quer manter as madeixas bonitas e com aparência saudável, o ideal é não apenas pintar, mas também apostar em tratamentos específicos para o seu tipo de coloração e fio.

4 – É possível saber com antecedência se uma pessoa vai ficar careca?

careca

De acordo com a especialista, um jeito simples pelo qual essa pergunta pode ser respondida é através observação dos nossos pais. Se você se parece mais com seu pai, por exemplo, e se ele é carequinha, é bem possível que você tenha herdado essa característica dele. Simples assim.

5 – É verdade que os cabelos ficam limpos sozinhos, sem que se precise lavá-los?

lavando os cabelos

Quando lavamos a cabeleira, o que vai embora é o excesso de bactéria e o excesso de óleos dos cabelos, para que os fios cresçam mais saudáveis. Para MacDonald, muitas pessoas defendem a ideia de que nossos cabelos são autolimpantes pelo fato de que ficar sem lavar os fios faz com que os óleos e as bactérias ressequem, cristalizem e acabem caindo – mas isso não significa necessariamente que a lavagem é desnecessária. Aí vai do gosto de cada um mesmo.

6 – A batata do McDonald’s pode mesmo ser a cura para a calvice?

batata frita

Há algum tempo nós falamos aqui no Mega sobre o ingrediente que é usado no preparo da batata frita do McDonald’s e que, ao que tudo indica, pode ser uma ajuda grande em termos da cura da calvice. A especialista falou sobre esse assunto também.

Para MacDonald, só poderemos comemorar alguma novidade quando os testes forem feitos em pessoas e não em ratos. “Então eu vou esperar para ver”, disse ela, que nos lembrou que pesquisas que buscam a cura da calvice acontecem há anos.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: