Estas 10 perguntas podem dizer se você tem problemas com o álcool

07/03/2018 às 09:302 min de leitura

1. Você fica emburrado se uma festa não tem álcool?

Muita gente usa a desculpa de sair ou encontrar amigos para encher a cara. Claro que beber socialmente não tem problema nenhum, mas, se você é daqueles que fica incomodado quando descobre que uma festa não tem nem uma cervejinha sequer, talvez esse seja um sinal de que a bebida é mais importante do que o resto.

alcool

2. Você experimentou álcool antes dos 15 anos?

Uma pesquisa do Instituto Nacional de Abuso do Álcool e Alcoolismo, dos EUA, relacionou o uso de álcool antes dos 15 anos a uma maior probabilidade de associar a bebida ao prazer, já que o cérebro adolescente, ainda em evolução, acaba se programando para encarar o álcool dessa maneira.

alcool

3. Você SEMPRE bebe mais do que esperava?

Quando sai de casa, você planeja beber “apenas” 3 latinhas, mas quando vê está rolando escada abaixo com um copo na mão? Enfiar o pé na jaca às vezes é até legal; porém, se isso se torna frequente, comece a se preocupar. Existe um estudo que aponta como saudável a quantidade de 14 unidades de álcool por semana, algo em torno de 6 canecos de cerveja ou 6 taças de vinho, de preferência divididos em três dias diferentes.

alcool

4. O álcool faz parte de sua filosofia de vida?

“Nunca fiz amigos bebendo leite” ou “Toda boa história começa com ‘Uma vez, quando tava bêbado’” são exemplos de mantras divertidos que acabam vangloriando o poder do álcool. Se você concorda com esse tipo de pensamento, talvez o álcool esteja mais intrínseco ao seu ser, e você nem tenha se dado conta.

alcool

5. Você tem lapsos de memória das festas?

Amnésia alcoólica é muito mais comum do que a gente imagina. E você nem precisa apagar totalmente a noite, não: caso você se esqueça de alguns detalhes da festa, já pode ser um indício de que você andou exagerando muito. Se isso é frequente, reveja se vale a pena continuar com esse comportamento.

alcool

6. Você se irrita com quem tenta te controlar?

O amigo sóbrio da rodada até tenta puxar o freio da galera, mas, frequentemente, acaba recebendo patadas por conta desse comportamento. Se é você a reclamar da voz da razão, então talvez seja preciso conversar com seu amigo quando você estiver sóbrio para entender os motivos de ele se preocupar.

alcool

7. Você tem hábitos que envolvam bebidas alcoólicas?

Se você toma “só” uma cervejinha na hora da novela ou “só” dorme se virar um shotzinho de pinga, talvez você esteja criando uma rotina em que o álcool faz cada vez mais parte. Tome cuidado se notar que cada situação requer um comportamento alcoólico diferente.

alcool

8. Você já pensou que era alcoólatra?

Só de estar lendo esta lista, pode ser um sinal de que você esteja abusando, mas precisa confirmar se realmente é isso. Se em algum momento você já pensou que poderia estar se tornando alcoólatra, talvez você esteja certo e tentando se enganar do contrário.

alcool

9. Você esconde bebidas?

Se você tem uma gaveta própria para esconder a cachaça ou coloca uma pinga no fundo do guarda-roupa para ninguém achar, está mais do que na hora de procurar os Alcoólicos Anônimos.

alcool

10. Você tem ressaca moral?

Se você é daqueles que não têm amnésia alcoólica, mas se lembra com vergonha de tudo que fez e falou na noite anterior, então tente beber menos na próxima saída.

alcool

***

Quanto maior a quantidade de “Sim” que você respondeu nessas 10 perguntas, maior a probabilidade de você estar desenvolvendo um vício pelo álcool. Antes que isso se torne um problema, procure ajuda médica e psicológica ou tire suas dúvidas no site dos Alcoólicos Anônimos.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: