Saúde/bem-estar
13/08/2018 às 13:00•2 min de leitura
Há alguns dias, nós do Mega Curioso compartilhamos por aqui a notícia de um norte-americano de Wisconsin que quase morreu e acabou tendo as pernas e as mãos amputadas por causa de uma infecção sinistra que ele contraiu depois de receber a lambida de seu cão. Você pode conferir a matéria completa através deste link, mas, nela, a gente conta que esse tipo de caso é bastante incomum e, quando ocorre, costuma afetar pessoas com a imunidade debilitada.
Pois, em uma trágica coincidência — ou porque os cães de Wisconsin são filhos do Cão —, um novo óbito foi registrado em Wisconsin por conta do contato com cachorros. De acordo com Rachael Rettner, do site Live Science, desta vez, a vítima foi uma mulher chamada Sharon Larson, de 58 anos, que desenvolveu uma infecção generalizada que causou sua morte por causa da saliva de seu animal de estimação.
Segundo Rachael, Sharon tinha acabado de adotar um filhote e o bichinho deu uma mordida que acabou provocando um pequeno corte em sua pele — coisa pela qual todo dono de cachorrinhos novos já passou. No entanto, assim como aconteceu com o homem que teve que passar pelas amputações, Sharon acabou contraindo a Capnocytophaga canimorsus, uma bactéria que, conforme explicamos anteriormente, frequentemente pode ser encontrada nas bocas de cães e gatos.
Sharon Larson com seu filhote (NBC Chicago)
Pouco depois do mordisco, Sharon começou a apresentar sintomas parecidos com os de uma gripe, mas, dois dias mais tarde, faleceu no hospital. Voltamos a reforçar que esse tipo de caso, embora trágico, não deve despertar o medo com relação a cães e gatos, uma vez que, é incrivelmente raro que alguém contraia a C. canimorsus e progrida para quadros gravíssimos. Até onde descobrimos, o fato de as duas ocorrências terem sido registradas em Wisconsin não passa de uma triste coincidência.
Segundo mencionamos, quem deve se preocupar são pessoas com a imunidade debilitada, como pacientes diagnosticados com câncer e diabetes, portadores do HIV e indivíduos que tiveram o baço removido, por exemplo. Além disso, dos casos registrados, a maioria foi acometeu pessoas com mais de 40 anos de idade. Os médicos que trataram de Sharon não divulgaram se ela tinha algum problema de saúde ou não, portanto, não sabemos a razão de ela progredir para um quadro tão grave tão depressa.
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!