205
Compartilhamentos

Médicos encontram lente alojada por 28 anos na pálpebra de uma mulher

Um belo dia, em 1990, uma jovem britânica de 14 anos de idade estava jogando badminton com um grupo de amigos quando, acidentalmente, acabou levando uma bolada no rosto. A adolescente usava lentes de contato, daquelas rígidas, e, com a pancada, perdeu uma delas. Ou pelo menos foi isso o que a mocinha pensou!

Ressonância magnéticaOlhe a surpresa ali! (Daily Mail)

Isso porque, agora, 28 anos depois do jogo frustrado, um time de oftalmologistas encontrou a lente perdida — alojada por todo esse tempo em sua pálpebra. O nome da paciente não foi divulgado, mas, de acordo com Sara G. Miller, do site Live Science, ela resolveu procurar ajuda médica depois de notar, nos últimos seis meses, um inchaço constante e um pouco de desconforto em sua pálpebra esquerda.

Surpresa!

Durante os exames, os especialistas descobriram uma pequena massa sob a pele do olho da paciente e, então, decidiram submetê-la a uma ressonância magnética. A tal massa, segundo diagnosticaram, consistia em um cisto bem definido, de 8 por 4 por 6 milímetros. Daí, o caso, que era bastante simples, acabou se transformando em uma curiosidade médica, uma vez que, ao remover o cistinho, os cirurgiões descobriram que ele continha uma lente de contato rígida — relativamente bem preservada. Aquela lente...

Olhos de mulherA paciente notou um ligeiro inchaço e desconforto na pálpebra esquerda (Daily Mail)

Na verdade, a paciente — que hoje tem 42 anos de idade —, nem se lembrava mais do incidente de 28 anos atrás. Mas, pensando daqui, indagando de lá, ela se recordou da bolada que levou no olho, de que pensou ter perdido a lente e que, depois daquilo, nunca mais voltou a usar lentes rígidas.

Lente de contatoA "desaparecida" (Daily Mail)

O que aconteceu foi que a bolada durante o jogo de badminton deslocou a lente para debaixo da pálpebra da mulher e ficou lá alojada por todo esse tempo e sendo “encapsulada” pelo organismo dela. Os médicos não sabem a razão de o objeto só causar inchaço e inflamação depois de quase três décadas, mas o cisto foi removido, e o mistério da lente perdida finalmente solucionado.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.