Por que é tão difícil acreditar em suas próprias qualidades?

10/09/2018 às 10:302 min de leitura

Se um amigo seu te puxa para uma conversa e resolve desabafar, dizendo que se sente inseguro em relação a algum aspecto da vida, você logo fala para ele sobre o que ele tem de mais positivo em termos de educação, profissionalismo, comportamento, pontualidade, relacionamento com outras pessoas e por aí vai. Falar sobre as qualidades do outro é fácil, o problema mesmo é quando alguém tem que valorizar seus próprios pontos fortes.

Nesse sentido, é claro que tem gente que manda bem, que reconhece o que tem de melhor e que lida muito bem com isso, mas a verdade é que para a maioria das pessoas ainda é difícil reconhecer as próprias virtudes. Felizmente, com alguma informação e um pouco de treino, isso pode mudar.

Por que as pessoas não reconhecem seus pontos fortes?

self five

Às vezes isso acontece porque você não se vê da mesma forma que as pessoas do seu convívio enxergam você. Se algo está causando incômodo no trabalho, por exemplo, talvez você se enxergue como a pessoa que está com dificuldades enquanto seus colegas olham para você e encontram alguém divertido, pontual, cordial e por aí vai. Se você só vê suas fraquezas e se as outras pessoas vivem dizendo que você é cheio de qualidades, pense que a verdade está na média entre as duas coisas, pelo menos.

Tenha em mente também que para você, é possível que uma grande qualidade sua seja percebida na sua cabeça como algo simples, trivial. Os outros, por outro lado, podem enxergar isso que você julga como um atributo comum como um baita ponto positivo. Já pensou nisso? Não é porque você se dá muito bem em matemática que isso deixa de ser uma qualidade.

Agora preste atenção: às vezes é possível que seus pontos fortes sejam coisas que você considera difíceis e aí você acaba achando que se algo é sempre difícil e se você tem sempre dificuldades para realizar uma tarefa significa que você não é bom nela. Na verdade, se você pensar bem nessa questão, vai entender que fazer alguma coisa difícil diariamente é, sim, algo digno de mérito e algo que faz com que você seja bom naquilo.

Afinal, o que é ter um ponto forte?

han solo

A verdade é que pensamos pouco sobre o assunto. Para você, o que é realmente uma qualidade ou um ponto forte? Ser prestativo? Ter disciplina? Tratar a todos de forma respeitosa? Cumprir prazos?

Que tal pensar em seus pontos fortes um pouco mais para fora da caixa? Pense nas atitudes que você toma para evitar procrastinar uma atividade, por exemplo. Como você lida com momentos de preguiça e letargia? Reconhecer suas estratégias diante das coisas que atrapalham a sua vida é uma ótima forma de descobrir seus pontos fortes e, a partir de então, de valorizar cada um deles. Procure qualidades que vão além daquelas ligadas à sua personalidade, mas que surgem quando você está procrastinando ou trabalhando sob pressão.

Por fim, uma forma de começar a reconhecer suas virtudes e seus pontos fortes é deixar de se comparar com as outras pessoas, até mesmo porque nenhuma comparação é justa. Se alguém diz que você é um ótimo orador, por exemplo, não caia na cilada de pensar em todas as outras pessoas que são melhores oradores. Se dizem que seu texto está bem escrito, aceite o elogio e não caia na tentação de dizer que há muitos textos melhores por aí.

Rever a forma como você responde aos desafios e também aos elogios é, certamente, uma atitude inteligente e que vai fazer com que, aos poucos, você aprenda a ter mais autoconfiança e a agir de maneira mais inteligente, seja em termos profissionais, educacionais ou pessoais. Pode ter certeza!

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: